domingo, 27 de março de 2011

Fórum Mundial de Sustentabilidade

A segunda edição do Fórum Mundial de Sustentabilidade ocorreu nesta última semana (24 a 26 de março) em Manaus. Depois de receber no ano passado nomes como o diretor de Avatar, James Cameron, e o ex-vice-presidente americano Al Gore, a segunda edição contou neste ano com as presenças do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e do fundador do Grupo Virgin, Richard Branson. Neste ano o fórum teve como tema principal "Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta". O evento que procurou debater os rumos da economia e do meio ambiente teve o objetivo de reunir cerca de 600 lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial. Schwarzenegger abriu o ciclo de palestras com o tema "Políticas públicas a favor da sustentabilidade". Já o fundador do Grupo Virgin falou aos participantes sobre "Estratégias empresariais para a descarbonização da economia" no segundo dia. O último dia teve Clinton com o tema "Mobilizando parcerias público-privadas para promover o desenvolvimento sustentável".
 
 
Seguem algumas fontes de informação:
 

sexta-feira, 25 de março de 2011

Notícia sobre Mamífero Primitivo

Mais um fóssil foi encontrado! Dessa vez temos a descoberta de um mamífero primitivo (Tiarajudens eccentricus) na região de São Gabriel (RS). Essa descoberta é importante porque contribui com a construção do conhecimento relacionado a evolução dos mamíferos. Vejam a notícia:



Crise Nuclear e Biologia

Dica-H para o vestibular!

Após o terremoto acompanhado de tsunami,  o acidente na usina nuclear de Fukushima no Japão, é o mais grave desde a catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia (1986). Houve comprometimento do sistema de refrigeração dos reatores, o que levou a incêndios e explosões. A emergência está no nível 5 de uma escala que vai só até 7 - grau máximo atingido pelo desastre de Chernobyl. O acidente no Japão trouxe de volta o fantasma da devastação causada pela radioatividade, tão bem conhecida dos japoneses desde as tragédias em Hiroshima e Nagasaki (1945). No Brasil o acidente com o Césio 137 em Goiânia (1987) nos deu uma vaga idéia do poder devastador da radiação. Tão imperceptível quanto letal. Os acidentes com energia nuclear expõem as pessoas a vários e graves riscos de saúde. A exposição à radiação causa danos diretos aos tecidos vivos, bem como ao DNA. Um contato de grande intensidade pode causar a morte imediata como nos milhares de japoneses expostos à bomba atômica. Em casos de exposição de menor intensidade, as lesões podem determinar danos ao DNA com mutações potencialmente causadoras de câncer.






Sem dúvida esse vai ser um assunto muito explorado no vestibular, não só pela Biologia, mas por várias outras disciplinas. Temas como tectônica de placas, terremoto, tsunami, radioatividade, energia nuclear, mutações e câncer são importantes. Vamos nos manter informados pessoal!

Abaixo seguem algumas fontes de informação:

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/os-efeitos-da-radioatividade-no-corpo-humano
http://www.brasilescola.com/quimica/acidente-cesio137.htm

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vestibucast

O Vestibucast é um serviço que disponibiliza conteúdos digitais em áudio do jornal Folha de São Paulo. É um podcast voltado exclusivamente para o vestibulando. Através de download de arquivos do Vestibucast pela internet, é possível ter acesso a conteúdos de diversas disciplinas que auxiliam no estudo para o vestibular. Eu vi (ou melhor, ouvi) alguns temas da Biologia e são bem interessantes! Acessem:

Vídeo: Cidade das Formigas

Aqui vai um vídeo sobre a estrutura de um formigueiro. Impressionante!!!


Documentário: Recifes Preciosos

Encontrei o primeiro episódio de um documentário do Discovery Channel que trata dos recifes de corais:
A Linha do Equador Ep.1 - Recifes Precoisos

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Aula: Relações Ecológicas

Segue os slides da aula sobre relações ou interações ecológicas:


Divirtam-se!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vídeos e Animações: Protozoários e Protozoonoses

Segue alguns vídeos e animações sobre os protozoários e suas protozoonoses:

Diversidade de Protistas


Ciclo da Doença de Chagas


Ciclo da Malária


Animações sobre Biologia Celular

Encontrei uma página na internet cheia de animações sobre Citologia, especialmente sobre as biomoléculas e os processos bioquímicos celulares. Acessem:

Vídeos sobre Ácidos Nucleicos

Alguns vídeos interessantes sobre a estrutura e propriedades dos ácidos nucleicos:

Estrutura do DNA e o PGH

Transcrição


Síntese Proteica

Aula: Citologia Básica

No link abaixo estão os slides das aulas de Citologia:

https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_204fxxx65f5


Bom estudo!

Notícias sobre Dinossauro Brasileiro

Segue alguns links para notícias sobre a descoberta do maior dinossauro carnívoro brasileiro (Oxalaia quilombensis) na Ilha do Cajual - MA:


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,revelado-maior-dinossauro-carnivoro-do-brasil,692797,0.htm


http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1654532-15605,00-MAIOR+DINOSSAURO+BRASILEIRO+E+COMPARAVEL+AO+TIRANOSSAURO+REX.html


http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4996186-EI8147,00-Com+m+e+t+descoberto+maior+dinossauro+carnivoro+do+Brasil.html


Abaixo um desenho do "bichinho":