sábado, 30 de abril de 2011

Agir e Proteger nosso Futuro!

Minha posição política.

Segue um email que recebi sobre a reforma do Código Florestal. Detesto correntes na internet, mas este email recebi de um amigo. Acredito que mais do que nos informar, precisamos ter postura política em relação ao que acontece em nossa volta!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá amigo/Olá amiga

Espero que esteja tudo bem contigo!
Quanto ao Brasil: até que vem melhorando, porém, ele está correndo um seríssimo risco nos próximos dias. Trata-se da tentativa de Mudanças no Código Florestal Brasieiro. Caso ainda não compreenda bem o assunto (riscos e retrocessos que nos ameaçam) acesse o site http://www.sosflorestas.com.br/ assista ao vídeo, leia Verdades e Mentiras e entre no blog com as últimas informações. Caso queira conhecer melhor a posição dos cientistas acesse o relatório da SBPC e ABC (duas das principais entidades científicas brasileiras que congregam vários milhares de cientistas/pesquisadores):
http://www.sbpcnet.org.br/site/arquivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf

Percebeu a gravidade do assunto e a importância do momento atual?  Então, você pode fazer muita coisa:
  • assinar a petição em www.sosflorestas.com.br;
  • enviar a essa mensagem para sua lista de contatos convidando-os a se juntarem  nessa luta;
  • participar das atividades de mobilização programadas;
  • juntar pessoas e organizar uma atividade;
  • contatar os meios de comunicação e pedir para que divulguem o site e o seu conteúdo;
  • enviar mensagens e outras formas de contato com políticos de sua região e/ou área de atuação;
Antonio Vitor Rosa/Ribeirão Preto-SP

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vídeo - Código Florestal em Perigo


Novo Código Florestal

Dica-H para o Vestibular!

Se vocês estão acompanhando os noticiários, estamos no meio de uma discussão (ambientalistas x ruralistas) na Câmara dos Deputados sobre as mudanças no Código Florestal Brasileiro. Abaixo segue algumas fontes de informação e um resumo das novas propostas:




 


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia Mundial da Terra

No último dia 22 de abril de 2011, celebramos mais uma vez o Dia Mundial da Terra. A data foi criada nos Estados Unidos com o objetivo de desenvolver uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais. Encontrei uma coleção de fotos da Terra vista do espaço e um vídeo bem interessantes! Vejam:

Fotos - Terra vista do Espaço


Vídeo - Give Earth a Hand


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Era do Gelo

Uma nova perspectiva para o entendimento da tectônica de placas e deriva continental. Detalhe: os pescoços das girafas. Não menos genial!


Red Bull te dá aaasas

Uma nova perspectiva para o entendimento do processo evolutivo. Genial!

Macroimagens de Artrópodes

Ciência e Arte!

O fotógrafo americano Thomas Shahan capturou detalhes de diversos artrópodes em imagens que mostram as formas complexas e as cores características desses animais. Acessem o site e vejam fotos e vídeos:


Algumas Fotos


Alguns Vídeos


quinta-feira, 14 de abril de 2011

O que é Biotecnologia?

Segue um vídeo do canal Futura que explica o que é biotecnologia, suas funções e aplicações. Além disso, aponta qual é o campo de atuação de um biotecnólogo. Profissão do futuro mesmo!


domingo, 10 de abril de 2011

Vídeos: Protocolo da Eletroforese

Para os futuros geneticistas e/ou biotecnólogos! Alguns vídeos que mostram o procedimento/protocolo da eletroforese em gel de agarose que permite a realização do exame de DNA:

Vídeo - Protocolo da Eletroforese


Vídeo - Protocolo da Eletroforese (em inglês)

Parte 1 - Preparando o gel de agarose


Parte 2 - Correndo o gel de agarose

Exame de DNA

Você sabe como é um exame de DNA?

Após coleta do material e amplificação da amostra via PCR (Polimerase Chaim Reaction), os fragmentos de DNA formados com a ação das enzimas de restrição possuem tamanhos diferentes. A técnica de separação dos fragmentos de DNA mais utilizada é a eletroforese através de géis de agarose.  A agarose é um polissacarídeo (como ágar e pectina) que dissolve em água fervente e então gelifica quando esfria como a gelatina. Para realizar uma eletroforese, um gel de agarose é preparado, o DNA é introduzido em pequenos poços de gel, e então uma corrente elétrica é aplicada através do gel. Como o DNA é negativamente carregado, ele é atraído pelo eletrodo positivo. Entretanto, para chegar ao eletrodo positivo, o DNA deve migrar através do gel de agarose.  Os fragmentos de DNA menores podem migrar através de um gel de agarose mais rapidamente que os fragmentos de DNA maiores. A velocidade de migração de fragmentos de DNA lineares através da agarose é inversamente proporcional a log10 de seus pesos moleculares. É possível calcular o tamanho exato de um dado fragmento com base na sua razão de migração. Após a eletroforese em gel, os fragmentos de DNA normalmente são corados com brometo de etídeo, que possui afinidade pelo DNA e fluorece (torna-se visível) vivamente em contato com a luz ultravioleta. Dessa forma pode-se localizar as bandas que correspondem ao DNA. Os fragmentos de DNA podem, então, ser isolados e purificados a partir dos géis de agarose. Na fotografia do gel temos a impressão digital do DNA (DNA Fingerprint). A partir dessa técnica podemos realizar identificação de pessoas, exames de paternidade, elucidação de crimes (biologia forense), etc.

Aparelho de Eletroforese


Protocolo da Eletroforese



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Universo em Escala

Como acho o tema muito interessante, vou aproveitar e disponibilizar dois vídeos. Percebam as diferenças de tamanho e distâncias! É IMPRESSIONANTE !!!!
Quando vejo essas coisas me sinto desse tamanho ----> .

Planetas e Estrelas em Escala



Universo em Escala



Sistema Solar em 3D

Para quem gosta de Astronomia!

O sistema solar não é mais um grande mistério para os usuários da internet. O Solar System Scope (SSS), ou Telescópio do Sistema Solar, é um site criado por quatro fãs de astronomia eslovacos que mostra o espaço em uma animação em três dimensões. No site, o usuário pode mover o sistema solar e observá-lo de diferentes ângulos somente com o movimento do mouse. Acessem:


domingo, 3 de abril de 2011