quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bioquímica da Fotossíntese

Encontrei um vídeo legal sobre a bioquímica da fotossíntese. Não é tão simples e nem tão complexo. Bom para visualizar o processo! Vejam:

 

Aula: Fotossíntese

Segue os slides da aula de Fotossíntese. Bom estudo e boas FÉRIAS!!!!!!!

https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_11144j7s93ck



Luz do Sol (Caetano Veloso)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Ciência de The Big Bang Theory

BAZINGA!


Já que estamos tratando do mundo geek (prefiro nerd mesmo! ou cdf!), quer mais geek que os personagens do seriado The Big Bang Theory: Sheldon, Leonard, Wolowitz e Koothrappali. Tenho que assumir, sou fã do seriado e me divirto muito, especialmente com Dr Sheldon Cooper! Na série os personagens vivem citando termos científicos e diversas teorias, ou mesmo discussões sobre os mais diferentes assuntos da ciência, sempre com piadas que denomino: inteligentes (bem mais inteligentes que as minhas piadas). Mas não é só piadas que encontramos nos roteiros dos episódios da série. A rede CBS possui em sua folha de pagamentos um Físico, consultor científico da série, chamado David Saltzberg. Ele é professor de Física e Astronomia na University of California, Los Angeles. Dentre as atividades de Saltzberg, destaca-se sua colaboração no experimento CMS no CERN (European Organization for Nuclear Research). Saltzberg é o cara por trás das cenas que assegura a fidelidade científica dos assuntos tratados em cada episódio, e ele mantém um blog onde explica a ciência por trás dos episódios de The Big Bang Theory, chamado de The Big Blog Theory:

 
Para quem não lê em inglês temos o The Big Blog Theory (pt-br), mantido pela Hitomi Iwamoto, graduada em Letras – Inglês, pela Universidade Federal do Espírito Santo:


David Saltzberg


Abertura: The Big Bang Theory


terça-feira, 21 de junho de 2011

The Art of Science

3000 acessos!


Você pode até se considerar nerd e ultra inteligente, mas se não for PHD em ciências, esqueça: o jogo de tabuleiro The Art of Science não é para você. Esta é a impressão que fica ao ler as análises sobre o jogo. "Atenção: se você não é um uber-geek, dê meia volta", antecipa a nota do site New Scientist, que segue nessa linha, comentando que o jogo é um impiedoso ataque de perguntas relacionadas à Ciência. Joshua Howgego, autor do blog Bench TwentyOne, observa que o jogo é realmente muito difícil e que é esta exatamente a intenção dos autores, com quem o jovem teve a oportunidade de jogar. O site Board Game Geek informa que o jogo apresenta seis categorias distintas: Matemática, Física, Química, Biologia, Tecnologia e Outras Ciências, com perguntas de conhecimentos diversos. A estrutura do jogo segue a dinâmica tradicional dos jogos de tabuleiro, com rolagem de dados e cartas com perguntas a serem respondidas, mas o jogo permite ações mais audaciosas, como o "Duelo Evolucionário", onde leva quem consegue responder primeiro, e "Gênio Universal", em que o candidato a PHD deposita todas as fichas em um único assunto. Para Sam Clements, que escreveu o artigo para o site New Scientist, o jogo é intenso, desafiador, eventualmente confuso, mas definitivamente divertido. O jogo conta com 2 mil perguntas sobre assuntos científicos e, de acordo com o site Academic Board Games, que comercializa o jogo por cerca de 40 Libras, irá refrescar seu conhecimento prévio e trazer muita informação nova. Porém, se você é daqueles que não sabe o peso atômico do Bário, é melhor se arriscar com o básico Imagem & Ação, que garante diversão para toda a família.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mitocôndria em 3 Atos

Segue o vídeo que levei na aula de Respiração Celular: Mitocôndria em 3 Atos. Legal visualizar os processo de respiração acontecendo no interior da célula e depois, o movimento dos elementos químicos no Ciclo de Krebs.

Ato 1


Ato 2


Ato 3


Ciclo de Krebs


Aula: Respiração Celular

Segue os slides da aula de Respiração Celular.

https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_1055cswmkqff

Bom estudo!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Terra Vista de Cima

Já que estamos tratando de Astronomia (tema que me interesso muito), vamos mudar a perspectiva e ver a Terra a partir do do espaço! O astronauta italiano Paolo Nespoli fotografou paisagens terrestres enquanto orbitava o planeta dentro da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Durante uma missão de 159 dias, que terminou no último mês de maio, Nespoli fotografou desertos, rios, oceanos, vulcões e ilhas em todo o mundo. Vejam algumas imagens:

Paisagem gelada do norte do Canadá


Região desértica da Somália (lembra vasos sanguíneos)


Salar do Uyuni na Bolívia


Vulcões na América do Sul


Costa de Kimberly na Austrália


Trecho argentino do Rio Paraná


Mais imagens na página do astronauta Paolo Nespoli:


Eclipse Lunar

A noite desta quarta-feira (15/06/2011) contará com um eclipse lunar total, que poderá ser visto no Brasil assim que o sol sumir no horizonte, a partir das 18 horas. Durante o eclipse, a Lua estará atrás da Terra em relação à posição do Sol. Isso significa que a sombra do planeta estará totalmente projetada no satélite. No país, será possível observar a parte final do fenômeno, quando a Lua estiver retornando à penumbra - quando apenas partes dos raios solares é bloqueada. Os observadores irão notar o astro no céu com uma cor laranja ou quase vermelha, que ocorre pela reflexão de raios solares na atmosfera terrestre. Comprimentos de onda maiores como o vermelho acabam sendo "jogados" contra a superfície da Lua. O resultado chega aos olhos dos observadores como se a Lua estivesse pintada com a cor laranja. O mesmo fenômeno acontece quando o sol se dirige ao horizonte, com um pôr do sol de cores parecidas.

Todo mundo olhando para o céu hoje!


terça-feira, 14 de junho de 2011

SiSU 2º/2011

O Ministério da Educação colocou no ar nesta terça-feira (14/06/2011) o novo portal do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No site é possível tirar dúvidas sobre o sistema de inscrições para concorrer a vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional no segundo semestre. As inscrições no SiSU poderão ser feitas a partir das 6h desta quarta-feira (15/06/2011) e vão até as 23h59 de domingo (19/06/2011), segundo o MEC. As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet. O sistema foi criado para unificar a oferta de vagas em instituições públicas no 2º semestre deste ano. Serão oferecidas 26.336 vagas em 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e quatro universidades estaduais. Somente poderão se inscrever no processo seletivo do segundo SiSU de 2011 os candidatos que tenham participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2010 e que, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação. Acessem o portal do SiSU:


Guia da Carreiras


A cada quinze dias o Guia de Carreiras do  do portal G1 mostra uma profissão diferente. A série de reportagens traz informações sobre a formação necessária para desempenhar a função escolhida, as possibilidades do mercado de trabalho e dicas e relatos de quem se deu bem na área tratada. Reunir informações sobre as diferentes carreiras e conhecer o mercado de trabalho são os primeiros passos para acertar a escolha profissional. "A escolha consciente só é feita quando a pessoa tem conhecimento de si mesma e também dos aspectos práticos e teóricos da carreira", alerta Dulce Penna Soares, coordenadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nessa semana, a página traz informações sobre uma carreira quase "sem concorrência" no vestibular: Medicina. Acessem:

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/guia-de-carreiras/

Dia Mundial da Doação de Sangue

O ato de doar sangue, celebrado nesta terça-feira (14/06/2011) pelo Dia Mundial da Doação de Sangue, é simples, não afeta a saúde e é destacado pelo Ministério da Saúde como fundamental para pacientes que precisem passar por transfusão. Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Para mulheres, não é possível doar durante a gravidez e até três meses depois do último parto ou aborto. O doador não pode ter qualquer tipo de hepatite ou sífilis, não pode ser epilético e não pode ter contraído malária ou estado em região com a doença nos últimos seis meses. Caso tenha tomado vacina contra rubéola, o interessado não poderá doar sangue durante duas semanas. O período é de um mês para pessoas que tenham recebido as vacinas contra o sarampo ou a BCG (contra a tuberculose). Para fazer a coleta, o doador não pode ter tomado bebida alcoólica nas 24 horas anteriores e precisa ter dormido pelo menos seis horas. Usuários de drogas também não doam sangue, segundo o Ministério da Saúde. Doenças sexualmente transmissíveis como Aids, hepatite, sífilis são detectadas em exames antes da doação. Doença de Chagas e informações sobre o tipo de sangue como fator Rh, grupo sanguíneo e formas raras de hemoglobina (anemias) também são descobertas por triagem. Minutos antes da doação, um profissional de saúde mede a pressão arterial do doador e avalia se a pessoa está apta a coletar sangue. O procedimento dura até 10 minutos e é feito com agulhas descartáveis – que eliminam a chance de contrair vírus como o da Aids ou de doenças infecciosas. São retirados, no máximo, 450 ml de sangue. O corpo inteiro possui 5 litros. Para maiores informações sobre doação de sangue e acesso a lista de hemocentros do Ministério da Saúde:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=27519&janela=1


 

domingo, 12 de junho de 2011

1ª Fase UNESP Junho/2011



Hoje (12/06/2011) aconteceu a 1ª fase do vestibular de meio de ano da UNESP. As questões de Biologia foram bem elaboradas e temas como evolução, bioenergética, problemas ambientais, engenharia genética e biotecnologia foram explorados. Vejam a prova e o gabarito:



O resultado da primeira fase e a convocação para a segunda fase serão divulgados em 22 de junho. A prova da segunda fase será aplicada nos dias 3 e 4 de julho, nas mesmas cidades onde aconteceu a primeira fase (Bauru, Campinas, Dracena, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba). Para mais informações acessem:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Titãs e Parasitoses

Completamos 2000 acessos! Obrigado pela Preferência (rs).

Já que estamos tratando de parasitoses que acometem o homem, segue um vídeo com a letra da música O Pulso dos Titãs. O desafio é identificar na letra quais são as doenças  causadas por vírus, bactérias, protozoários e outros parasitas. Arnaldo Antunes é genial!


O Pulso (Arnaldo Antunes)

O pulso ainda pulsa
O pulso ainda pulsa
Peste bubônica (bactéria), câncer, pneumonia (bactéria)

Raiva (vírus), rubéola (vírus), tuberculose (bactéria) e anemia (parasitas hematófagos)
Rancor, cisticircose
(larva de tênia), caxumba (vírus), difteria (bactéria)
Encefalite (vírus), faringite (vírus ou bactéria), gripe (vírus) e leucemia...
E o pulso ainda pulsa
E o pulso ainda pulsa
Hepatite (vírus), escarlatina (bactéria), estupidez, paralisia (poliomielite é viral)Toxoplasmose (protozoário), sarampo (vírus), esquizofrenia
Úlcera, trombose, coqueluche (bactéria), hipocondria
Sífilis (bactéria), ciúmes, asma, cleptomania...
E o corpo ainda é pouco
E o corpo ainda é pouco
Assim...
Reumatismo, raquitismo, cistite (batéria), disritmia
Hérnia, pediculose (piolhos), tétano (bactéria), hipocrisia
Brucelose (bactéria), febre tifóide (bactéria), arteriosclerose, miopia
Catapora (vírus), culpa, cárie (bactéria), câimba, lepra (bactéria), afasia...
O pulso ainda pulsa
E o corpo ainda é pouco
Ainda pulsa
Ainda é pouco
Pulso, pulso, pulso
Assim...

 

Aula: Monera

Segue os slides da aula de Monera. Nela estão informações importantes sobre biotecnologia e sobre os surto de E.coli na Europa. Bom estudo!

https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_9007ss3s5cr

terça-feira, 7 de junho de 2011

Vídeos: Surto de E.coli

Abaixo dois vídeos que tratam do surto de E.coli na Europa:

Vídeo 1 - Jornal da Globo


Vídeo 2 - Fantástico


Surto de E.coli na Europa

Dica-H para o Vestibular!


Os noticiários estão trazendo informações sobre o surto de uma cepa/variante super agressiva da bactéria Escherichia coli (E.coli) na Europa, especialmente na Alemanha. Na maior parte dos casos, uma infecção gastrointestinal causada pela bactéria desencadeou a chamada Síndrome Hemolítico-Urêmica (HUS) nas pessoas contaminadas. A síndrome leva a problemas nos rins e pode matar. A ocorrência de HUS nos pacientes surpreendeu os pesquisadores porque, normalmente, a doença afeta crianças com menos de cinco anos de idade mas, no caso alemão, 90% dos pacientes são adultos e dois terços são mulheres. O Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças, com sede na Suécia, disse que o surto de HUS é "um dos maiores que já foram registrados no mundo e o maior já registrado na Alemanha".


No caso da Alemanha, a doença parece estar sendo causada por uma variedade da E. coli que produz uma toxina específica que destrói hemácias (células vermelhas do sangue) e provoca insuficiência renal. A E. coli se propaga principalmente pela comida, pela água contaminada ou pelo contado com animais doentes. Os sintomas típicos da infecção pela bactéria são febre moderada e vômito. Em alguns casos, há diarreia com sangue nas fezes. A maioria dos pacientes se recupera em cerca de sete dias, mas uma parcela deles pode desenvolver a HUS. Nos casos mais severos, a síndrome provoca convulsões e problemas graves no sistema nervoso. Especialistas alemães disseram que mais mortes deverão ocorrer na Alemanha, uma vez que 30 pessoas infectadas já perderam suas funções renais. Teme-se também que aumente o número de casos de infecção pela bactéria, já que são necessários dez dias para que os sintomas apareçam.


Em meio ao pânico gerado pelo surto infeccioso, autoridades de outros países estão recolhendo alimentos com possível contaminação: na República Tcheca, Áustria e França recolheram alguns pepinos espanhóis das lojas; a Áustria proibiu a venda de pepinos, tomates e berinjelas importadas da Alemanha; oficiais tchecos disseram também que pepinos contaminados podem ter sido exportados para Hungria e Luxemburgo. Até o momento, suspeita-se que pepinos orgânicos espanhóis exportados para outros países europeus pela Alemanha ou diretamente pela Espanha, tenham desencadeado o surto infeccioso. Segundo um porta-voz da União Europeia (UE), duas fazendas espanholas identificadas como possíveis fontes do surto infeccioso foram fechadas e estão sob investigação.


Precisamos nos manter informados. Acessem:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/plantao.html

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sustentabilidade em 3 Capítulos

Esses vídeos produzidos pelo Banco Real são bem legais! Trazem o conceito e discutem a  gestão para a sustentabilidade de uma forma interessante. Vejam:

Capitulo 1 - Novo jeito de ver e agir

Neste vídeo você vai acompanhar um dia na vida de Roberto por meio de três visões: social, ambiental e econômica.Por meio de situações cotidianas vividas pelo Roberto, você vai descobrir um novo jeito de ver e de agir. Um jeito que é bom para as pessoas, para o planeta e para os negócios.


Capítulo 2 - A sustentabilidade

Entenda o conceito de sustentabilidade e suas principais implicações no dia-a-dia, nos negócios e no mundo.Por meio de situações cotidianas vividas pelo Roberto, você vai descobrir um novo jeito de ver e de agir. Um jeito que é bom para as pessoas, para o planeta e para os negócios.


Capítulo 3 - Já estamos reinventando

Veja como esse novo olhar está influenciando novos comportamentos e abrindo oportunidades para indivíduos, sociedades e negócios.Por meio de situações cotidianas vividas pelo Roberto, você vai descobrir um novo jeito de ver e de agir. Um jeito que é bom para as pessoas, para o planeta e para os negócios.

O que é Sustentabilidade?


O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada em Estocolmo (1972), a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente. A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição que não se limita às fronteiras políticas, mas afeta países, regiões e povos, localizados muito além do seu ponto de origem. A Declaração de Estocolmo define princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres. Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, a declaração já abordava a necessidade imperativa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações" - um objetivo a ser alcançado juntamente com a paz e o desenvolvimento econômico e social. A ECO-92 (Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro consolidou o conceito de desenvolvimento sustentável. A mais importante conquista da Conferência foi colocar esses dois termos, meio ambiente e desenvolvimento, juntos - concretizando a possibilidade apenas esboçada na Conferência de Estocolmo e consagrando o uso do conceito de desenvolvimento sustentável. O conceito de desenvolvimento sustentável - entendido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades - foi concebido de modo a conciliar as reivindicações dos defensores do desenvolvimento econômico como as preocupações de setores interessados na conservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Outra importante conquista da Conferência foi a Agenda 21, um amplo e abrangente programa de ação, visando a sustentabilidade global no século XXI. Em 2002, a Cimeira (ou Cúpula) da Terra sobre Desenvolvimento Sustentável de Joanesburgo reafirmou os compromissos da Agenda 21, propondo a maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

Como estamos na Semana do Meio Ambiente, encontrei alguns vídeos interessantes sobre a definição de sustentabilidade. Vejam:

Vídeo 1 - Dennis Lee


Vídeo 2 - SWU


Vídeo 3 - GNT


domingo, 5 de junho de 2011

Dia do Meio Ambiente


Hoje comemoramos o Dia do Meio Ambiente que foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.  Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Os principais objetivos das comemorações são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
 
Encontrei uma coleção de fotos de desastres ambientais e poluição. Dia do Meio Ambiente com pouco a celebrar. Vejam:
 
http://noticias.terra.com.br/ciencia/fotos/0,,OI156894-EI238-TGAP,00-Dia+do+Ambiente+veja+imagens+incriveis+de+desastres+e+poluicao.html
 
Abaixo um vídeo sobre produção e sustentabilidade na visão da Microsoft que achei interessante! É possivel o desenvolvimento de maneira sustentável? Acho que sim. Quem sabe em um futuro próximo.
 
 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Notícia sobre Titanossauro em Uberaba

Paleontólogos do Museu do Dinossauro (Peirópolis-MG) encontraram um fêmur de 1,4 metros de um titanossauro que viveu em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, há cerca de 65 milhões de anos. O fóssil foi encontrado às margens da BR-050, que liga Uberaba à Uberlândia e precisou ser guinchado porque pesa mais de 300 quilos. O museu está aberto para visitação do público e cerca de 100 pessoas já viram o fêmur do Uberabatitan ribeiroi. No museu há também uma réplica de 11,5 metros do dinossauro e infográficos que explicam o ciclo de vida do animal no planeta. O animal poderia atingir 14 metros de comprimento por quatro metros de altura.  As escavações no bloco de rochas em que o fóssil foi encontrado, conhecido como sítio paleontológico da Serra da Galga, começaram no dia 12 de maio. Neste local, já foram encontrados, desde janeiro deste ano, dois fêmures completos de titanossauros, dentes de outro bicho pré-histórico e material fóssil que pode ter pertencido a animais semelhantes a tartarugas e crocodilos, dos quais ainda não havia descrições no Brasil. O fóssil foi envolto em gesso para que não sofresse nenhuma perda material durante o transporte para o museu. A peça vai ser restaurada e descrita pelos pesquisadores. O nome Uberabatitan ribeiroi é uma homenagem à cidade de Uberaba e ao sobrenome do paleontólogo-pesquisador Luis Carlos Ribeiro. “É meu filhote”, brincou o paleontólogo.

Já estive em Peirópolis numa excursão de Paleontologia com a USP. Três dias quebrando pedra, mas valeu a pena! O lugar é legal e lá você encontra aquela típica cachaça mineira.

Vejam imagens desse dinossauro matuto:




quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mudanças na Fuvest


O Conselho de Graduação (CoG) da USP aprovou hoje (02/06/2011) um pacote de medidas que devem tornar o vestibular da Fuvest mais difícil e concorrido. As mudanças, que vão elevar a nota de corte de praticamente todas as carreiras, já valem para o próximo processo seletivo. O vestibular da Fuvest tem uma primeira fase com 90 questões de múltipla escolha e uma segunda etapa com provas dissertativas e redação, aplicadas durante três dias. As sugestões foram elaboradas por um grupo de trabalho nomeado pela pró-reitora de graduação, Telma Zorn, com base em avaliações dos últimos vestibulares e sugestões dos departamentos. As propostas foram discutidas em duas reuniões do CoG este ano, mas enfrentaram resistência dos membros do conselho, formado por representantes das 42 unidades da USP. Em março, o CoG aprovou mudanças no Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), elevando a bonificação para oriundos da rede pública de até 12% para até 15%, mediante o desempenho na primeira fase. Vejam as alterações aprovadas:


Lembrete:
As inscrições para o vestibular da Fuvest estarão abertas, exclusivamente pela internet, entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro. A primeira fase do vestibular será realizada em 27 de novembro. Já as provas da segunda etapa estão marcadas para os dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2012.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Poluição Plástica


Três postagens em uma! Todas sobre o mesmo tema: Poluição Plástica.

1ª) Prefeitura de São Paulo sanciona lei que proíbe sacolas plásticas


O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab sancionou a lei que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais na cidade. O objetivo da medida, aprovada pela Câmara de Vereadores é incentivar o uso de sacolas retornáveis e reutilizáveis. A partir de 1º de janeiro de 2012, os estabelecimentos só poderão oferecer sacolas gratuitas para produtos vendidos a granel, como hortifruti vendidos em feiras e para embalagens de produtos que possam verter água, como carnes e laticínios. A legislação não se aplica às embalagens originais das mercadorias. A medida proíbe ainda os fabricantes, distribuidores e estabelecimentos de inserirem, nas sacolas plásticas, o rótulo de degradáveis, oxidegradáveis, oxibiodegradáveis, foto-degradáveis e biodegradáveis. Os estabelecimentos comerciais serão obrigados a exibir placas informativas, com as dimensões de 40 centímetros por 40 centímetros, com os dizeres "Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis". A multa para quem descumprir a lei vai de R$ 50 a R$ 50 milhões. A fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Com a medida, São Paulo se torna a segunda capital brasileira a banir as sacolinhas plásticas, depois de Belo Horizonte.
 
2ª) Espiral de Plástico no Oceano

Isso não é uma imagem via satélite de um furacão, mas sim de uma espiral/vórtex de plástico no meio do oceano. Cerca de 70% do lixo dos oceanos é formado por plástico. Tão assustador quanto um furacão!


3ª) 4Rs - Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Como estamos abordando a questão do lixo nos últimos posts, a artista Dianna Cohen compartilha algumas duras verdades sobre a poluição do plástico no oceano e em nossas vidas. Achei muito interessante a proposta de se acrescentar antes dos 3Rs mais um R: Recusar! Se adotarmos essa postura, não precisamos de nenhuma lei para diminuir a quantidade de lixo que produzimos. Vejam o vídeo:

 

Ilha das Flores

Para pensar na sociedade de consumo e na questão do lixo!

3Rs - O R mais importante é Reduzir (o consumo)

Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O próprio roteirista/diretor já afirmou em entrevista que o texto do filme é inspirado em suas leituras de Kurt Vonnegut (Almoço de Campeões / Breakfast of Champions) e nos filmes de Alain Resnais (Meu Tio da América / Mon Oncle d'Amérique), entre outros. O filme já foi acusado de "materialista" por ter, em uma de suas cartelas iniciais, a inscrição "Deus não existe". No entanto, o crítico Jean-Claude Bernardet (em O Cinema no Século, org. Ismail Xavier, Imago Editora, 1996) definiu Ilha das Flores como "um filme religioso" e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o melhor filme brasileiro do ano em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. O curta está listado no livro 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer, organizado por Steven Jay Schneider. Vejam o filme completo: