quinta-feira, 28 de julho de 2011

Hepatite: Epidemia Ignorada 2

Dica-H para o vestibular!

A falta de informação sobre os diferentes vírus e as variadas formas de contágio foi decisiva na escolha do tema da série que o Dr. Drauzio Varella apresenta no Fantástico (Rede Globo): Hepatite, a Epidemia Ignorada. “Não há números oficiais sobre a hepatite no Brasil. Se formos muito conservadores e somarmos as hepatites B e C, chegamos a 3 milhões de pessoas. Para efeito de comparação, temos 600 mil infectados com o vírus da Aids e o tratamento é muito mais simples que o da hepatite. A diferença é que, desde o início da epidemia, os meios de comunicação se interessaram muito pela Aids. Ela envolve uma discussão moral, há um interesse jornalístico. O que não é o caso das hepatites”, explica Varella. A cada semana, o Fantástico mostrará qual é a situação da doença e dos portadores do vírus no país.

Episódio 1 - Hepatite B

O médico apresentará dois casos: uma gestante, portadora do vírus, que faz tratamento com imunoglobulina para não infectar o bebê; e outro, de Gilberto, que descobriu que tem a doença já adulto e hoje enfrenta um câncer de fígado. Também neste dia, um programa exemplar de vacinação da hepatite B em Chapecó, um lugar conhecido como “Polígono das hepatites”. Além disso, o perigo nos salões de beleza: uma em cada dez manicures está infectada com o vírus.

 
Episódio 2 - Hepatite C

O médico acompanhará o caso de Ely, de 54 anos, que passa por um transplante, e mostrará o início do tratamento de Ricardo e seus efeitos colaterais. Dr. Drauzio revelará como a doença está presente no nosso dia a dia.


Episódio 3 - Hepatite D

Será apresentado o caso da hepatite delta (que somente quem tem hepatite B pode se infectar), comum em algumas regiões do mundo, como Mediterrâneo e África, e na região norte do Brasil. Foi lá, no Acre, na aldeia Yawanawá, perto da fronteira com Peru, que Varella viu de perto as dificuldades para lidar com essa doença. Uma a cada seis pessoas infectada pelo vírus B também tem hepatite delta.


Episódio 4 - Hepatite A

A mais conhecida no Brasil. Este tipo da doença representa um perigo ainda maior em regiões com pouco ou nenhum saneamento básico. Varella viajou com a equipe do programa para o sertão da Paraíba, onde acompanhou de perto os efeitos de uma epidemia de hepatite A.

Hepatite: Epidemia Ignorada 1

Dica-H para o Vestibular!

O jornal Folha de São Paulo, publicou nesta quinta-feira, Dia Mundial de Combate às Hepatites, uma reportagem sobre o tema. De acordo com o texto, estima-se que 3 milhões de brasileiros estejam infectados com os tipos B e C da doença e só 30 mil estão em tratamento. Silenciosa e com alto poder de contágio, a hepatite hoje já infecta um terço da população mundial (cerca de 2 bilhões de pessoas) causando mais de 1 milhão de mortes todos os anos. Os dados foram divulgados nesta semana pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que marcou para hoje o primeiro Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A hepatite pode ser provocada por múltiplos fatores, incluindo bactérias e alguns medicamentos, mas a principal razão de alarme entre os especialistas são as hepatites virais: os tipos A, B, C, D e E . O vírus da hepatite é mais contagioso e resistente do que o HIV e também pode ser transmitido sexualmente. Estima-se que haja 3 milhões de infectados pelas hepatites B e C no Brasil. A hepatite está para o câncer de fígado como o cigarro está para o de pulmão. Apesar da recente redução dos casos de hepatite A e C no país, os números do tipo B só cresceram na última década. Em 1999, foram 473 casos, contra 14.601 em 2009. Para conter esse avanço, o órgão determinou, no ano passado, a ampliação progressiva da idade-limite para receber a vacina gratuitamente para quem não está em grupos de risco, como profissionais de saúde e limpeza. O teto, que era de 19 anos em 2010, passou para 24 neste ano. Em 2012, o limite será ampliado mais uma vez, agora para 29 anos. A hepatite costuma ser assintomática em seus anos iniciais. Por isso, as pessoas infectadas costumam descobrir a doença quando ela já está em fase avançada. Hoje, há cerca de 30 mil pessoas em tratamento no país. O que corresponde a só cerca de 1% dos infectados. Os muitos efeitos colaterais do tratamento também costumam ser um empecilho. Além dos inconvenientes físicos, é comum que os pacientes tomem mais de 20 comprimidos por dia.


terça-feira, 26 de julho de 2011

Grãos de Areia

Ciência e Arte!
 
Gary Greenberg, diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA), é um cientista que fotografa grãos de areia e amplia as imagens mais de 250 vezes, revelando estruturas de formatos inusitados e cores vívidas. Segundo Greenber cada grão de areia é único e traz consigo histórias sobre a geologia, a biologia e a ecologia da região de onde se originam. Para captar as imagens, ele utiliza microscópios especiais tridimensionais. Ele afirma que fotografar os grãos é uma tarefa complicada, já que os microscópios que ele utiliza têm pouca profundidade de campo, dificultando a obtenção do foco. Para superar essa limitação ele fotografa uma série de imagens tomadas com focos distintos e para produzir uma imagem totalmente em foco, um programa de computador analisa cada imagem captada na série, seleciona as que estão bem focadas e descarta as outras. Vejam os resultados do trabalho dele:
 



 
Para saber mais sobre Gary Greenberg e seu trabalho acesse sua página na internet:


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bio Doodles

Já que estamos tratando dos logotipos, você acessou o Google hoje? Quem acessou, na página inicial  temos essa imagem:

189º Aniversário de Gregor Mendel

Isso é um doodle! Uma modificação do logotipo do Google. Um doodle é um tipo de esboço de algum desenho realizado quando uma pessoa está distraída ou ocupada. Doodles são desenhos simples que podem ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas. Muitos exemplos podem ser encontrados em cadernos escolares, muitas vezes à margem, desenhados por alunos distraídos ou desinteressados durante uma aula (Não nas minhas aulas de biologia! Rs). Geralmente doodles incluem caricuturas de professores ou colegas de escola, pessoas famosas ou personagens de desenhos animados, seres fictícios, paisagens, formas geométricas, banners com legendas e animações feitas desenhando-se uma seqüência de cenas em várias páginas de um livro ou caderno.

Doodles

Hoje, 20 de julho de 2011, estamos comemorando o 189º aniversário de Gregor Mendel e o Google resolveu fazer uma homenagem ao pai da genética com esse doodle especial e cheio de ervilhas! Como esse doodle está na primeira página da maior parte dos computadores do planeta, as pessoas resolveram se interessar pelo Mendel e estão buscando informações. Eu estou pasmo!? O blog duplicou o número de acessos (já ultrapassamos os 10000 acessos) por causa de uma postagem: Biografia de Gregor Mendel. Não é a primeira vez que o Google coloca na sua página doodles relacionados a Biologia Vejam alguns outros exemplos de bio-doodles:

Paleontologia

200º Aniversário de Charles Darwin

100º Aniversário de Jacques Cousteau

Raio-X

Dia da Terra
 
Para quem quiser conhecer mais doodles, basta acessar os sites abaixo. Inclusive o Google decidiu abrir um concurso para estudantes de 6 a 15 anos que elaboraram doodles e permitiu que seus desenhos apareçam no lugar do logo. O tema dos doodles foi O Brasil do Futuro e a aluna vencedora foi Maria Luiza Carneiro de Faria (Colégio Santo Inácio). Vejam também o doodle que ela elaborou!


 Doodle - O Brasil do Futuro (Maria Luiza)

Logo do Blog

Usando a internet e algumas ferramentas do Windows 7 consegui elaborar um simples logotipo para o blog. Nele inseri a imagem de uma árvore (evolutiva) que achei bem interessante. Vejam:



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Enfim... Férias!

Passei os últimos dias (mesmo sem aulas) fechando umas coisas da tutoria e escrevendo um trabalho para um congresso. Mas agora já posso dizer: Estou de férias! Nesse período, o ritmo de postagens do blog será menor pois preciso me desconectar um pouco e fiscalizar a natureza (rs). Tratem de aproveitar! Qualquer coisa, manda um telegrama...

Leo (prostituto do ensino)


Zeca Baleiro - Telegrama

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Rio92 à Rio+20

Dica-H para o Vestibular! Sustentabilidade!
Como o tema sustentabilidade não sai da mídia, segue mais um post:


Quase duas décadas se passaram, mas a realização da Conferência das Nações Unidas sobre  Ambiente e Desenvolvimento (mais conhecida por Cúpula da Terra ou Eco 92 ou Rio 92) é considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje. Mesmo depois de tanto tempo, o que se constata é que há muito a fazer na agenda socioambiental mundial, proposta durante o encontro. Com o objetivo inicial de se fazer um balanço de realizações e desafios, neste período, o Brasil sediará novamente o encontro organizado pela ONU - Organização das Nações Unidas,  em princípio, marcado para 14 a 16 de maio de 2012 (a edição de 92 teve 15 dias). Será a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável. Esperar grandes resoluções da conferência ainda é prematuro, por outro lado, não são descartados acordos políticos, que possam readequar os rumos das ações atreladas aos principais documentos originados da Rio 92. Clique nos títulos para obter mais informações e visualizar os documentos:

Declaração do Rio de Janeiro
Agenda 21
Declaração de Princípios sobre as Florestas
Convenção sobre Mudança no Clima
Convenção sobre a Diversidade Biológica I
Convenção sobre a Diversidade Biológica II

No caso das convenções, as repercussões a serem analisadas se estendem aos processos das COPs – Conferências das Partes, sendo que as mais recentes foram respectivamente a COP10 de Nagoya (Diversidade Biológica) e a COP16 do México (Clima). A Rio 92 foi um momento de conjunção política muito forte, com contexto que favoreceu os resultados alcançados. Embora haja dificuldade de se implementar as propostas, o evento é até hoje referência dos processos políticos e isso não está perdido. Os tratados e convenções são bons mas faltam ser cumpridos. A Rio+20 se propõe a fazer o balanço dessas lacunas. A proposta da Rio+20 foi brasileira, com o objetivo de incorporar novos temas, além de se fazer um diagnóstico do que já foi realizado. A conferência tratará do tema desenvolvimento sustentável e terá duas prioridades: a economia verde no contexto da erradicação da pobreza e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Nova Biologia/Filô USP


O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta terça-feira (05/07/2011) a reformulação do curso de ciências biológicas, oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, no campus de Ribeirão Preto. A reformulação envolve a criação de três novas ênfases para o bacharelado — biologia ambiental, biologia evolutiva e biologia molecular e tecnológica — e a atualização curricular da licenciatura. O aluno obrigatoriamente tem de optar por pelo menos uma ênfase do bacharelado. O curso reformulado fará parte do vestibular da Fuvest a partir de 2013. O bacharelado e a licenciatura serão oferecidos em entrada única no vestibular, como acontece atualmente, mas permitindo que os alunos ingressantes cursem a licenciatura e/ou pelo menos uma das ênfases do bacharelado. O curso será oferecido em período integral, com duração de cinco anos. Serão disponibilizadas 60 vagas, o que representa o aumento de 20 vagas em relação ao oferecido atualmente.

Eu fiz Biologia nessa instituição. Aliás, frequento a Filô toda semana e acho ótimo que as coisas estão melhorando! Para quem quiser conhecer a faculdade e o curso de Biologia, segue o site:

domingo, 3 de julho de 2011

2ª Fase Unesp Julho/2011



Nos dias 03 e 04 de julho de 2011 aconteceram as provas de conhecimentos específicos da 2ª fase do vestibular de meio de ano da UNESP. Tivemos três questões de Biologia (na prova de Ciências da Natureza) envolvendo problemas ambientas, ciclos biogeoquímicos e genética clássica. Vejam os cadernos de questões:

Prova de Conhecimentos Específicos e Redação - Ciências Humanas
Prova de Conhecimentos Específicos e Redação - Ciências da Natureza e Matemática
O resultado final será divulgado em 20 de julho, nos sites da Unesp e da Vunesp. São oferecidas 510 vagas para as unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Ourinhos, Registro e Sorocaba. Além das cidades onde há oferta de vagas, os exames também estão sendo realizados em Campinas, Guaratinguetá, São José do Rio Preto e São Paulo. Para mais informações acessem:

Dissecação do Sapo


Não tem jeito, é o professor de Ciências entrar na sala de aula e os alunos já logo perguntam: "Professor, nós vamos no laboratório dissecar um sapo?". Gabriel Cruz, nove anos de idade, ganhou recentemente um prêmio da PETA Kids  por convencer sua escola, em Nova York, a proibir a dissecação de animais. Cruz usou a informação do grupo conservacionista Save the Frogs! (Salvem os Sapos!) para convencer a sua escola a fazer a troca humanitária. Save the Frogs! espera acabar com a dissecação de sapos em todas as escolas públicas os EUA até 2014. O uso de sapos para dissecação está contribuindo para diminuir as populações de rãs/sapos ao redor do mundo, bem como constituindo uma ameaça para a fauna nativa quando rãs inevitavelmente escapam das instalações onde são realizados os testes antes de acabar no tabuleiro. Não é apenas desnecessário para as crianças que os abrem mas também é insustentável e desumano. Desta forma, como as crianças aprendem biologia e anatomia, sem corte em sapos ou fetos de porcos? Existem vários modelos avançados, simulações e programas virtuais de computador , incluindo um do iPhone/IPAD. Em 2008, a National Science Teachers Association revisou sua posição sobre a dissecação de não só reconhecer alternativas humanitárias, mas para aconselhar os professores de ciências para entender as melhores alternativas para que possam oferecê-las aos estudantes. Alternativas para os métodos de ensino que utiliza animais, são mais do que apenas uma substituição adequada, alguns estudos afirmaram que as crianças atingem notas maiores quando utilizam  métodos não-animais. Ao contrário de carcaças de animais, modelos e programas de computador podem ser usadas diversas vezes – deixando que as crianças aprendam no seu próprio ritmo e reduz custo das escolas. Uma série de organizações humanitárias oferecem programas de empréstimo e liberam recursos para ajudar a fazer a mudança ainda mais acessível para as escolas.

Abaixo o link de uma página na internet onde vocês podem fazer a dissecação virtual de um sapo: