quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Flagra! Elétron

O micro que se tornou macro!

A movimentação dos elétrons sempre foi um assunto complicado de ser debatido e, principalmente, registrado em imagem. Dessa vez, entretanto, cientistas da IBM Research Zurich e da University of Liverpool finalmente conseguiram: eles foram os primeiros a capturar a trajetória que um elétron realiza em torno de um núcleo. A imagem é revolucionária! A substância que você vê nas fotos a, be é o pentaceno, um hidrocarboneto composto por cinco átomos de carbono e rodeado por vários átomos de hidrogênio. As partes escurecidas da imagem, que parecem dividir a molécula em várias partes, consistem no caminho percorrido pelo elétron, no que é chamado de órbita. A imagem nomeada como HOMO simboliza o caminho mais provável feito pelo elétron, enquanto LUMO mostra a trajetória que ele deve percorrer com menor frequência. Já c, d e f mostram como os cientistas acreditavam que as imagens seriam. Pela semelhança entre as duas, é possível constatar que a descoberta é verdadeira. Segundo a Science Mag, o registro só foi possível graças a um microscópio de força atômica (AFM, na sigla original), que é capaz de retratar imagens muito menores do que os aparelhos tradicionais - a própria agulha do instrumento necessita de outro microscópio para ser visualizada. A tarefa é ainda mais difícil quando lembramos que o comportamento de um elétron é diferente de uma partícula comum: determinar sua posição em um orbital exige cálculos baseados apenas em probabilidades.


Microscópio de Força Atômica (AFM)

Flagra! Terra e Lua

O macro que se tornou micro!

A nave espacial Juno, lançada pela Nasa em 5 de agosto de 2011 e a caminho do planeta Júpiter, fotografou a Terra em meio a sua jornada. A imagem mostra a Terra e a Lua, a uma distância de mais de 9 milhões de km. O registro foi possível graças à JunoCam, câmera fotográfica instalada a bordo da espaçonave. "É uma visão humilde, porém bonita, de nós mesmos", disse Scott Bolton, integrante da missão Juno da Nasa. A nave viajou 402 mil km (a distância entre a Terra e a Lua) em menos de um dia, mas ela ainda precisará de cinco anos para chegar ao seu destino final. Vejam a imagem:

Terra - Lua
 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que é o AVC?

O acidente vascular cerebral (AVC) é um problema que afetou quase 85 mil pessoas no Brasil somente no 1º semestre de 2011, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é a maior causa para internações e morte no Brasil, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. O AVC acontece quando uma área do cérebro deixa de exercer as suas tarefas corretamente por conta de uma alteração no recebimento de sangue. Quando existe um entupimento nos vasos do cérebro (AVC isquêmico), uma parte do órgão pode deixar de receber sangue e a falta de nutrientes nesse local leva à morte das células. Esse tipo de AVC responde por 80% dos casos. Quando existe um vazamento de sangue causado por um rompimento em um dos vasos do cérebro (AVC hemorrágico), a hemorragia pode acontecer tanto em uma região profunda/central do cérebro ou na periferia. Este tipo de vazamento representa apenas um quinto dos casos de AVC em geral e a maioria deles acontece na região mais interna do cérebro. Quando ocorrem na periferia do órgão (subaracnoide), 80% são causados por aneurismas (uma dilatação exagerada das paredes da artéria, o vaso sanguíneo que leva sangue rico em oxigênio às extremidades do corpo). Com o sangue derramando ao redor da área do vazamento, a pressão dentro do crânio aumenta. Com isso, células do cérebro podem morrer e o coração começa a ter dificuldade para enviar sangue com oxigênio para o local. O sangue que vaza forma imediatamente um hematoma. O coágulo formado fora do vaso é uma defesa do corpo para conter o vazamento. As hemorragias na região temporal (lateral) do cérebro são mais preocupantes quando ocorrem no lado esquerdo, já que existem chances de sequelas na fala e na compreensão. Caso ocorra no lado direito, pode ocorrer alteração na visão. Quem sofre um AVC costuma se queixar de dores de cabeça fortes, que chegam de repente. Muitas vezes um dos lados do corpo da pessoa pode ficar paralisado – é comum notar como a boca entorta ou como braços e pernas ficam fracos. Às vezes, o paciente também pode relatar perda de visão ou dificuldade para enxergar. A partir dos primeiros sintomas, a ajuda médica deve ser buscada imediatamente. Se o atendimento for rápido, o indivíduo pode ter uma recuperação rápida, até mesmo sem sequelas.


Abaixo uma reportagem que relata o processo de desenvolvimento de um AVC a partir do caso do técnico Ricardo Gomes (Vasco da Gama):


Essa é uma postagem que não gostaria de fazer por tudo que eu e minha família passamos nesses últimos meses, mas como está na mídia...

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Evolução e Expressões

 
Quando estava fazendo o último post com as imagens de expressões em mamíferos, acabei lembrando de um livro bem interessante! Em 1859, ao publicar A origem das Espécies, Charles Darwin trazia ao mundo sua arrojada teoria da evolução das espécies pela seleção natural. Preocupado com a aceitação que teriam suas teses anticriacionistas, Darwin publicou nos anos seguintes três livros fundamentais para a sustentação da teoria que lançara. A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, de 1877, foi o último deles. Apresentando descrições fascinantes e curiosos desenhos e fotografias, Darwin demonstra que também os animais têm emoções (raiva, medo, ciúme), manifestadas por meio de expressões. Neste livro, que foi o ápice de mais de 34 anos de pesquisas sobre inúmeras espécies animais, Darwin fez duas importantíssimas contribuições ao campo de estudo das emoções. A homologia das expressões emocionais entre os homens e os animais foi a primeira delas. Darwin, através do estudo aprofundado de centenas de figuras de animais, observou uma alta similaridade na forma de exprimir as emoções entre os animais e o homem. A segunda importante contribuição de Darwin foi a noção das emoções básicas. Tais emoções fundamentais, que incluem medo, raiva, surpresa e tristeza acompanham indivíduos de diferentes culturas e sociedades. Vejam algumas ilustrações que estão presentes no livro:




Como diria o rei, Roberto Carlos: "Bicho, são tantas emoções".
(Me desculpem, mas não resisti a essa piada infame! Boa né!? Rs...)

Close-Up nos Mamíferos

Ciência e Arte!

O fotógrafo dinamarquês Morten Koldby fez retratos de mamíferos selvagens em close-up, para capturar suas expressões. Segundo ele, as imagens permitem projetar uma personalidade nos animais. Nas imagens é como se eles estivessem com raiva, tristes, nervosos, etc. Koldby diz que teve a ideia quando decidiu fazer algo novo em um fim de semana. Ele fotografou os animais em zoológicos e parques naturais. Para fazer as imagens, ele precisou do auxílio dos profissionais responsáveis pelo cuidado com cada animal.
Macaco de Gilbratar

Lêmure

Leão Macho Jovem

Elefante

Girafa


Para conhecer o trabalho de Morten Koldby e visualizar outras imagens, acessem:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Replicação do HIV/AIDS

O HIV tem um envelope externo formado por lipídios e proteínas, dentro do qual se situa o capsídio, que contém duas moléculas idênticas de RNA e algumas moléculas de enzima transcriptase reversa. Essa enzima permite produzir moléculas de DNA a partir das moléculas de RNA, exatamente o contrário do que costuma ocorrer nas células, nas quais RNA é produzido a partir de DNA. É precisamente por possuir essa enzima, que o HIV e outros vírus semelhantes são chamados de retrovírus. Ao entrar na célula hospedeira, o envoltório do HIV funde-se com a membrana células. Com isso, o capsídio viral penetra no citoplasma, onde se desfaz e libera o RNA e a transcriptase reversa. Essa produz, a partir do RNA viral, um DNA que penetra no núcleo da célula hospedeira e se integra aos cromossomos. Uma vez integrado ao cromossomo da célula, o DNA viral passa a produzir moléculas de RNA. Algumas delas irão constituir o material genético dos novos vírus, enquanto outras irão comandar a produção das proteínas do capsídio e da transcriptase. A união das proteínas, das enzimas e do RNA viral origina capsídios, que ao serem expelidos da célula levam fragmentos da membrana celular que formam o envelope viral. A célula infectada, uma vez que apresenta o material genético do vírus integrado a seus cromossomos, pode produzir partículas virais enquanto viver. O HIV ataca principalmente determinadas células do sangue, entre elas os linfócitos T auxiliadores, que comandam todo o sistema de defesa contra as infecções. Atacadas pelo HIV, essas células perdem a capacidade de defenderem o corpo, que passa a contrair infecções que não afetariam uma pessoa com a saúde em estado normal.

Replicação do HIV e Ação de Medicamentos Anti-Retrovirais

Aula: Vírus

Nos links abaixo estão os slides da aula de Vírus:

Vírus - Aspectos gerais e virsoses:
https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_1324xm82pfdk

Mecanismo de ação do HIV/AIDS:
https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_1361cmf3d8fm 

Bom estudo!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dancem, Macacos, Dancem

Esse vídeo foi feito usando imagens da busca do Google  e baseado no texto Dance, Monkeys, Dance de Ernest Cline. A música de fundo é a Music for a found harmonuim do The Penguin Cafe Orchestra. Reflitam amigos primatas!

Dancem, Macacos, Dancem!


Texto do vídeo:

Há bilhões de galáxias no universo observável
E cada uma delas contém centenas de bilhões de estrelas
Em uma dessas galáxias
Orbitando uma dessas estrelas
Há um pequeno planeta azul
E este planeta é governado por um bando de macacos
Mas esses macacos não pensam em si mesmos como macacos
Eles nem sequer pensam em si mesmos como animais
De fato, eles adoram listar todas as coisas que eles pensam separá-los dos animais:
Polegares opositores
Autoconsciência
Eles usam palavras como Homo Erectus e Australopithecus
Você diz to-ma-te, eu digo to-ma-ti.
Eles são animais, certo?
Eles são macacos
Macacos com tecnologia de fibra ótica digital de alta velocidade
Mas ainda assim macacos
Quero dizer, eles são espertos, você tem que conceder isso
As pirâmides, os arranha-céus, os jatos, a Grande Muralha da China
Isto tudo é muito impressionante
Para um bando de macacos
Macacos cujos cérebros evoluiram para um tamanho tão ingovernável que agora é bastante impossível para eles ficarem felizes por muito tempo
Na verdade, eles são os únicos animais que pensam que deveriam ser felizes
Todos os outros animais podem simplesmente ser
Mas não é tão simples, para os macacos
Pois os macacos são amaldiçoados com a consciência
E assim os macacos têm medo
Os macacos se preocupam
Os macacos se preocupam com tudo
Mas acima de tudo com o que todos os outros macacos pensam
Porque os macacos querem desesperadamente se encaixar
Com os outros macacos
O que é bem difícil, porque a maior parte dos macacos se odeia
Isto é o que realmente os separa dos outros animais. Estes macacos odeiam
Eles odeiam macacos que são diferentes
Macacos de lugares diferentes
Macacos de cores diferentes
Sabe, os macacos se sentem sozinhos
Todos os seis bilhões deles
Alguns dos macacos pagam outros macacos para ouvir seus problemas
Os macacos querem respostas
Os macacos sabem que vão morrer, então os macacos fazem deuses
E os adoram
Então os macacos começam a discutir quem fez o deus melhor
E os macacos ficam irritados, e é quando geralmente os macacos decidem que é uma boa hora de começar a matar a uns aos outros
Então os macacos fazem guerra
Os macacos fazem bombas de hidrogênio
Os macacos têm o planeta inteiro preparado para explodir
Os macacos não sabem o que fazer
Alguns dos macacos tocam para uma multidão vendida de outros macacos
Os macacos fazem troféus e então eles os dão para si mesmos
Como se isto significasse algo
Alguns dos macacos acham que sabem de tudo
Alguns dos macacos lêem Nietzsche
Os macacos discutem Nietzsche
Sem dar qualquer consideração ao fato de que Nietzsche
Era só outro macaco
Os macacos fazem planos
Os macacos se apaixonam
Os macacos fazem sexo
E então fazem mais macacos
Os macacos fazem música
E então os macacos dançam
Dancem, macacos, dancem!
Os macacos fazem muito barulho
Os macacos têm tanto potencial, se eles pelo menos se dedicassem...
Os macacos raspam o pêlo de seus corpos numa ofensiva negação de sua verdadeira natureza de macaco
Os macacos constroem gigantes colméias de macacos que eles chamam de "cidades"
Os macacos desenham um monte e linhas imaginárias na terra
Os macacos estão ficando sem petróleo, que alimenta sua precária civilização
Os macacos estão poluindo e saqueando seu planeta como se não houvesse amanhã
Os macacos gostam de fingir que está tudo bem
Alguns dos macacos realmente acreditam que o universo inteiro foi feito para seu benefício
Como você pode ver, esses são uns macacos atrapalhados
Estes macacos são ao mesmo tempo as mais feias e mais belas criaturas do planeta
E os macacos não querem ser macacos
Eles querem ser outra coisa
Mas não são

sábado, 20 de agosto de 2011

5000 Morsas


Grandes rebanhos de morsas começaram a se reunir na costa do Alasca, deixando de lado o gelo do mar rumo à areia. Na última quarta-feira, o Laboratório Nacional de Mamíferos Marinhos, dos Estados Unidos, fez uma foto aérea na região do Mar Chukchi, na praia de Point Lay, de um rebanho com aproximadamente 5 mil morsas. O fenômeno de migração desses animais marinhos para a terra passou a ocorrer com mais frequência depois que o gelo marinho das regiões costeiras, encontrado sobre águas rasas, passou a derreter mais rapidamente e rumar para regiões da Bacia do Ártico com profundidade maior (acima de 3 mil metros). Cientistas afirmam que o fato é reflexo do aquecimento global. As morsas podem mergulhar até 600 metros de profundidade em busca de alimentos. Entretanto, as plataformas continentais de gelo ficam em regiões com profundidade de 10 mil pés ou mais. Segundo Bruce Woods, porta-voz do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, o aglomerado de animais oferece risco de vida aos espécimes.  Em 2009, quando este fenômeno foi registrado pela segunda vez (a primeira vez ocorreu em 2007), mais de 130 morsas morreram esmagadas em um distúrbio que pode ter sido causado por ursos polares, caçadores humanos ou mesmo devido ao sobrevoo de uma aeronave na região.

Foto Aérea


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Perda de Banco Genético!

Queima da Floresta da USP (Ribeirão Preto)

Fotos: F.L. Piton / A Cidade

Ontem (16/08/2011) foi um dia triste. Como toda terça-feira, fui até a Filô-USP para reunião do grupo de pesquisa aonde desenvolvo meu trabalho de doutorado. Chego lá por volta das 17hs e o que vejo parece cena de filme. Um helicóptero dando rasantes no lago, coletando água e levando para a floresta. Policiais, bombeiros e seguranças correndo pra lá e pra cá. Professores, pesquisadores e alunos sem saber exatamante o que estava acontecendo. Uma nuvem cinza no ar, tomando conta das ruas da campus. Meus olhos ardendo, minha garganta fechando e minha cabeça começando a doer. Parece que estou exagerando, mas não estou.


Um incêndio (ainda de causa desconhecida) atingiu cerca de 30 hectares de um total de 75 hectares da Floresta da USP onde estava localizado o banco genético da instituição.  Guardadas as devidas proporções, a perda da USP é a mesma que aconteceu com o Instituto Butantã, quando um incêndio destruiu a maior coleção de cobras, aranhas e escorpiões do mundo, em maio do ano passado.  O incêndio, que começou por volta das 13 horas de ontem, atingiu parte da floresta, onde está localizado o banco genético de biodiversidade. Lá estava armazenada uma coleção viva de espécies encontradas nas bacias do Rio Pardo e Rio Mogi, na região de Ribeirão Preto. Foram perdidos, segundo a USP, material genético de insetos, aves, ninhos de passarinhos, além de árvores de várias espécies, com sementes de origem conhecida e qualidade garantida, a fim de recuperar áreas degradadas. Além da floresta, foi atingido também parte do espaço destinado à ampliação do campus.



Abaixo deixo uma mensagem que recebi da Profa Dra Elenice Varanda, a principal responsável pelo início do reflorestamento da Floresta da USP vinte anos atrás e pela consolidação do banco genético que queimou. Estou comovido com a situação e ajudando a divulgar a perda deste inestimável banco de espécies vegetais que era considerado um imenso patrimônio biológico.

Caros colegas. Ainda não temos uma avaliação do estrago que foi feito com a queimada que aconteceu na Floresta hoje. Ainda estou ouvindo o motor do helicóptero que está levando água do lago para apagar o fogo. Peço que todos ajudem a divulgar que não foi uma "matinha" que queimou mas sim o único banco genético de espécies de mata mesófila semidecidual do Brasil que tem como um de seus objetivos fornecer sementes para produção de mudas de alta qualidade genética para recuperação de áreas degradadas na região. E vocês sabem como está nossa região em matéria de remanescentes, não? Pouquíssimos, pequenos, rodeados de cana por todos os lados e com grande efeito de borda. Em anexo coloquei um resumo que tinha preparado para enviar a um simpósio sobre restauração ecológica que acontecerá em novembro que contém as informações sobre o banco genético. Vou ter que modificá-lo! Convençam as pessoas que não estamos perdendo uma "matinha" mas sim uma coleção viva de espécies de nossas raras matas. Que foi plantada com mudas feitas de sementes de 400 remanescentes da Bacia do Pardo-Mogi. Podemos comparar, embora os números sejam menores, com a perda da coleção do Butantã. Todos os que ajudaram a implantar esta Floresta agradecem. Abraços a todos.

Reportagem EPTV

Baixe o Adobe Flash Player

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Missão Bioma

A Rede Globo lançou um novo jogo na internet - o Missão Bioma. No game, o jogador tem o desafio de ajudar a proteger os seis biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas) de ameaças como tratores com motosserras e bichos contaminados por poluição.  Ele faz isso gerenciando recursos e posicionando estrategicamente os seus personagens num tabuleiro virtual. O jogo combina raciocínio e estratégia com ação e rapidez. Cada personagem colocado no tabuleiro do jogo impede de maneira diferente o avanço dos agentes da devastação. Online e gratuito, Missão Bioma é o primeiro newsgame - jogo com conteúdo jornalístico - da Rede Globo. Para melhorar seu desempenho, o participante tem de ler ou assistir notícias da Rede Globo sobre meio ambiente e responder perguntas sobre elas. Também pode compartilhar conteúdo noticioso sobre questões ambientais com seus amigos. A proposta é que o jogo seja uma forma diferente e divertida de se manter atualizado sobre o que acontece no campo ambiental no Brasil. Missão Bioma foi desenvolvido dentro do Projeto Globo Natureza, que inclui reportagens especiais nos telejornais da emissora, programetes exibidos nos intervalos da programação, além da editoria Natureza do portal G1, com notícias de meio ambiente atualizadas em tempo real.


Para jogar, basta acessar:

missaobioma.g1.globo.com

Divirtam-se!

sábado, 6 de agosto de 2011

SWU 2011


Nesse ano (12, 13 e 14/11/2011) teremos a segunda edição do SWU e do Fórum Global de Sustentabilidade. O evento acontecerá em Paulínia-SP e, além dos shows e de outras manifestações artísticas, teremos muita discussão em prol da sustentabilidade. Nesse ano Neil Young, Virgílio Viana, John Rose, Mario Mantovani estão entre os palestrantes confirmados. Na página do festival encontrei um texto bem interessante:

O que é SWU?

Você já deve ter ouvido falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Copenhague e de reuniões entre países para reduzir a emissão de gases poluentes, certo? Mas, quantas pessoas já leram algum desses acordos – e mais: o que isso tudo tem a ver com a sua vida? Sim, essas grandes conferências e decisões são muito importantes. O problema é que, vendo as coisas acontecendo lá longe, na TV ou no jornal, parece que tudo está além de nosso alcance, que não podemos fazer nada para ajudar. Ok, o planeta tem que ser mais sustentável, mas, o que nós temos a ver com isso? O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!


Shows

O lineup do festival está excelente (melhor que o Rock in Rio). Serão 40 atrações e mais de 50 horas de música em 4 palcos. Na lista temos Peter Gabriel, Faith no More, Black Eyed Peas, Duran Duran, Chris Cornell (Audioslave), entre outros. Para mim, o melhor show: Megadeth!!!

Symphony of Destruction



Mais informações acessem:

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O que é o Câncer?

Dica-H para o Vestibular! (Mutação e Divisão Celular)

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento e desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).

  
Os tumores aparecem no organismo quando as células começam a crescer de uma forma descontrolada, em função de um problema nos genes. A causa dessa mutação pode ter três origens : genes que provocam alterações na sequência do DNA; radiações que quebram os cromossomos; e alguns vírus que introduzem nas células DNAs estranhos. Na maioria das situações, as células sadias do organismo impedem que estes DNAs passem adiante as informações. O tumor desenvolve um conjunto de rede de vasos sanguíneo para se manter. Através da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas chegam em outros órgãos, desenvolvendo a doença nestas regiões. Esse processo de irradiação da doença é conhecido como metástase. Esta doença é tão perigosa, pois possui capacidade eficiente de reprodução dentro das células e também porque se reproduz e coloniza facilmente áreas reservadas a outras células. Existem vários fatores que favorecem o desenvolvimento do câncer. Podemos citar como principais : predisposição genética (casos na família), hábitos alimentares, estilo de vida e condições ambientais. Todos estes fatores aumentam o risco de uma pessoa desenvolver a doença.


Câncer nos pulmões, na boca e na laringe são as principais doenças causadas pelo cigarro. Bebida alcoólica em excesso pode provocar, com o tempo, o aparecimento de câncer na boca. Sol em excesso pode afetar as células e cresce o risco do desenvolvimento desta doença na pele. O câncer de mama tem origens nos distúrbios hormonais e é mais comum nas mulheres. A leucemia (câncer no sangue) é desencadeado pela exposição à radiações. Determinadas infecções podem desencadear o surgimento de tumores no estômago e no fígado. A vida estressante, a alimentação inadequada (rica em gorduras, conservantes e pobre em fibras) também estão relacionados a alguns tipos de câncer. O melhor tratamento ainda é aquele que visa evitar o surgimento da doença. Para tanto, os especialistas aconselham as pessoas a ter uma vida saudável: alimentação natural e rica em fibras, evitar o fumo e o álcool, ter uma vida tranqüila, fugindo do estresse, usar protetores ou bloqueadores solares e fazer exames de rotina para detectar o início da doença. Atualmente, a medicina dispõe da radioterapia e de cirurgias para combater a doença. Quando se faz necessário a retirada do tumor, a cirurgia é o procedimento mais adequado. Já a radiação é utilizada para matar as células cancerígenas. Porém, este segundo procedimento tem efeitos colaterais como, por exemplo, queimaduras na pele provocada pela passagem da radiação. A quimioterapia é um procedimento que visa, através da administração de drogas, impedir a reprodução das células cancerígenas, levando-as à morte. Esse procedimento também tem efeitos colaterais como, por exemplo, a queda de cabelos. Nos casos de câncer de mama e de próstata é usada a hormonoterapia, pois estes tipos de tumores são sensíveis à ação de determinados hormônios.

Abaixo duas animações em 3D sobre o desenvolvimento do câncer:




Tendo em vista a importância desse tema para a sociedade, a ONG O DNA vai à escola em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e o Centro Antônio Prudente de Pesquisa e Tratamento do Câncer tiveram a iniciativa de criar a exposição O Combate ao Câncer vai de Metrô. Esta exposição alertou a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença. As ilustrações elaborada para a exposição são muito bonitas e ricas em informações. Acessem:

http://www.pingado.com/htm/ilustras_expo_cancer.htm

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vídeos: Mitose e Meiose

Abaixo segue os vídeos das aulas de divisão celular (mitose e meiose). A maior parte deles estão em inglês porque tentei buscar vídeos de qualidade e que facilitassem a visualização dos processos, mas acredito que vocês conseguem acompanhar sem problemas. Divirtam-se!

Fases da Mitose


Ciclo Celular e Mitose (stop motion com massinha)


Crescimento de Bactérias por Mitose


Fases da Meiose


Fases da Meiose com Crossing-Over


Lembrando que os slides de mitose e meiose estão disponíveis na aula de Citologia. Acessem o link:

https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_204fxxx65f5