sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Feliz 2012

Estou aqui em São Paulo no meu último compromisso de trabalho em 2011. Ufa! 2011 acabou e agora só aguardar 2012 chegar. Nesse período de férias o ritmo do blog vai ser mais lento, mas vou postar as provas de 2ª fase da FUVEST, UNESP e UNICAMP. Se aparecer alguma coisa interessante e importante, eu posto também! Queria agradecer a todos que visitaram a aproveitaram o blog como ferramenta de estudo nesse ano. Fiquei muito feliz com a participação de vocês!

Para ser sincero, eu não gosto muito do Papai Noel: ele escraviza os anões e chicoteia as renas (Rs). Então, segue abaixo um vídeo interessante:

The Killers - Don't Shoot Me Santa
"Life is hard. But look at me. I turned out alright"


Feliz Natal e Ano Novo!
Agora é só bebemorar e fiscalizar a natureza. Aproveitem!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

LHC e a Partícula de Deus

Os cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN, na sigla em francês) apresentam em um seminário nesta terça-feira (13/12/2011) os resultados atualizados da busca pela partícula conhecida como bóson de Higgs – apelidada de partícula de Deus. De acordo com os pesquisadores, houve um avanço e há “consideravelmente mais dados” agora do que no momento da última conferência, há seis meses. Os cientistas acreditam que estão próximos de encontrar a partícula, mas alertam que os resultados desta terça não serão conclusivos. O bóson de Higgs é uma partícula hipotética que seria responsável pela existência de massa na maioria das demais partículas do Universo.

Bóson de Higgs ou Partícula de Deus


Parece complicado? Pois é mesmo. Então, vamos por partes. Os físicos têm uma teoria para explicar as partículas elementares do Universo – aquelas minúsculas que formam tudo que existe. Essa teoria se chama Modelo Padrão. O Modelo Padrão explica tudo que sabemos sobre o comportamento e o surgimento dessas partículas, menos uma coisa: por que a maioria delas tem massa? E essa é uma pergunta muito importante. O fato de as partículas terem massa é a razão pela qual qualquer coisa no mundo tem massa: o Sol, os planetas, eu e você. É aí que entra o bóson de Higgs. Diversos físicos – entre eles um britânico chamado Peter Higgs – descobriram um mecanismo teórico que tornaria possível que as partículas tivessem massa. Esse mecanismo – batizado de mecanismo de Higgs – prevê a existência de um “campo” que interage com tudo que existe no Universo. Essa interação faz com que as partículas ganhem massa. Para esse campo existir, é preciso também existir uma partícula especial e invisível. Os físicos pegaram essa proposta e aplicaram nos cálculos do Modelo Padrão e tudo fez sentido. A partícula invisível foi batizada em homenagem a Higgs. De lá para cá, todas as outras partículas previstas pelo Modelo Padrão foram encontradas, menos essa. Encontrá-la é tão importante que os cientistas construíram na Europa um gigantesco colisor de partículas, conhecido como Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider - LHC), que é a maior máquina já feita pelo homem. Se, em vez de encontrá-la, os pesquisadores provarem, no entanto, que ela não existe, toda a teoria atual sobre a formação da matéria do Universo vai precisar ser revista.
LHC



Abaixo um documentário da BBC sobre o LHC e a busca pela partícula de Deus:

Parte 01


Parte 02


Parte 03


Parte 04


Parte 05

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Balanço da COP 17


A Plataforma de Durban é o nome do conjunto de acordos obtidos na 17ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-17), iniciada em 28 de novembro e prolongada até este domingo na cidade sul-africana de Durban. O documento determina uma segunda fase para o Protocolo de Kyoto, estabelece o mecanismo que deve reger o Fundo Verde para o Clima e traça um roteiro para um novo acordo global.

Protocolo de Kyoto

O primeiro período de compromissos do Protocolo de Kyoto, único instrumento legalmente vinculante até o momento para a redução de emissões de gases do efeito estufa, expira em 31 de dezembro de 2012. A cúpula obtém a aprovação de um segundo período deste tratado, que fixa obrigações de redução de emissões aos países desenvolvidos, exceto aos Estados Unidos, que se recusaram a aderir ao Protocolo. Durban fixa para 2013 a data de início do segundo período de compromissos, evitando um vazio na luta contra a mudança climática, mas deixando para reuniões posteriores sua data de finalização - 2017 ou 2020. Canadá, Japão e Rússia, que já haviam antecipado sua intenção de não renovar Kyoto, ficam de fora do segundo período de compromissos. O aumento de metas de redução de emissões que devem ser realizadas pelos países desenvolvidos será postergado para 21 de junho de 2012 e será avaliado na COP-18 do Catar.

Roteiro

A COP-17 conseguiu traçar um roteiro - proposto pela União Europeia (UE) - para a adoção de um novo acordo global vinculante de redução de emissões de gases do efeito estufa, aplicável a todos os países, ao contrário de Kyoto, que só inclui os Estados desenvolvidos. Após um pacto entre a Índia - reticente a assumir compromissos vinculantes - e a União Europeia, o documento final decide iniciar as negociações para adotar, em 2015, um "resultado com força legal" para todos os países. A ambiguidade do termo transfere a cúpulas posteriores a verdadeira negociação, que consistirá em estabelecer exatamente o marco legal e as obrigações às quais se submeterão os países que o ratificarem. O novo acordo global deverá estar pronto antes de 2020, período em que finalizam os compromissos voluntários de cortes efetuados pelos Estados na cúpula da cidade mexicana de Cancún (COP-16) de 2010.

Fundo Verde para o Clima

O Fundo Verde para o Clima é um caixa financeiro de US$ 100 bilhões anuais disponíveis a partir de 2020, com dinheiro fornecido pelos países ricos para ajudar as economias em desenvolvimento a financiar ações para reduzir suas emissões de gases-estufa e combater as consequências da mudança climática. A cúpula de Durban aprova os mecanismos de funcionamento do Fundo e sua capitalização. O comitê executivo do Fundo será formado por 24 membros, distribuídos em partes iguais entre países desenvolvidos e Estados em desenvolvimento. O Fundo será capitalizado através de contribuições diretas dos orçamentos dos Estados desenvolvidos e de outras "fontes alternativas de financiamento" (não especificadas), além de investimentos do setor privado.

Fracasso

A ONG internacional Greenpeace criticou duramente a COP-17, descreveu-a como uma "fracasso" e afirmou que os governos participantes deveriam se sentir envergonhados. Segundo a ONG os governos preferiram ouvir os poluidores ao povo. O Greenpeace acusa os líderes que participaram da Conferência de terem fracassado no reforço de medidas anteriores de proteção do clima e se manterem à margem de novas normas globais para lutar contra a mudança climática. O Greenpeace lembra ainda que, na conferência de dois anos atrás, realizada em Copenhague, os políticos prometeram um fundo de US$ 100 bilhões para ajudar os países mais pobres a enfrentar a mudança climática, mas critica a falta de ação sobre a proposta. Apesar do pacto obtido na COP-17 para prorrogar o Protocolo de Kyoto - único acordo de caráter legalmente vinculante contra a mudança climática -, o Greenpeace alega que houve poucos avanços na cúpula. A organização menciona Estados Unidos, União Europeia, China e Índia como obstáculos para um acordo com nações menos desenvolvidas.

Nos links abaixo alguns infográficos sobre a questão ambiental:

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dilma, Desligue as Motosserras

Na noite de ontem (06/12/2011), ambientalistas do Greenpeace projetaram em um prédio de Durban, na África do Sul, a imagem de uma motosserra com a mensagem "Dilma, desligue as motosserras". A cidade sedia a conferência climática da ONU, a COP 17, até a próxima sexta-feira. A ação feita pela organização ambiental é contra a aprovação do projeto do novo Código Florestal, cuja discussão foi iniciada nesta terça no Senado e que foi aprovado hoje. Mas os ativistas conseguiram exibir a mensagem no prédio por pouco tempo, já que a polícia local foi acionada. Em Brasília, na parte da manhã, os ambientalistas inflaram uma motosserra gigante com a mesma mensagem. O texto é considerado por ambientalistas um estímulo ao desmatamento. Na última semana, a liga internacional de ONGs Climate Action Network (CAN) concedeu à delegação brasileira na COP 17 o prêmio "Fóssil do Dia" por conta do Código Florestal. O “Fóssil do Dia” é uma ironia – é uma antipremiação para países que se “comportam mal” nas negociações climáticas.


domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócrates e o Choque Séptico


O ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira (O Doutor) morreu às 4h30m da madrugada deste domingo, em consequência a um choque séptico, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele tinha 57 anos e era pai de seis filhos. O corpo de Sócrates deve chegar por volta de 13h30m deste domingo a Riberão Preto, cidade onde cresceu, para ser velado. O enterro deve ocorrer às 17h no cemitério Bom Pastor. Sócrates estava internado deste quinta-feira à noite, depois de ter se sentido mal durante o jantar. O quadro clínico dele chegou a apresentar leve melhora neste sábado, graças a um antibiótico mais potente, que fez regredir o quadro de infecção intestinal. Mas os médicos já vinham alertando que o caso dele era grave. Sócrates estava sedado na UTI, respirando por aparelhos e passando por tratamento dialítico, que consiste na remoção do excesso de líquidos e substâncias prejudiciais acumuladas no organismo do paciente renal crônico. A expectativa era que ele permanecesse em observação por pelo menos 72 horas. O ex-jogador foi internado na noite de quinta-feira com uma infecção intestinal causada por uma bactéria. Ele começou a se sentir mal depois de comer estrogonofe no jantar. Não foi confirmado pelos médicos, porém, que tenha sido essa a causa da internação. Esta tinha sido a terceira internação de Sócrates nos últimos quatro meses. As duas internações anteriores foram para tratar de uma hemorragia digestiva, causada pelo consumo prolongado de álcool. A última internação havia sido em setembro. Foram 17 dias no hospital. Com o fígado comprometido, a expectativa na época era de que ele precisaria se reabilitar em casa, seguindo uma dieta rigorosa, para entrar na fila por um transplante. Para isso, porém, era preciso que seu quadro clínico ficasse estável por alguns meses. A primeira vez que ele foi hospitalizado ocorreu no dia 19 de agosto, quando sofreu uma hemorragia digestiva alta. Na ocasião, ele recebeu alta após nove dias.


Sócrates começou a carreira de jogador no Botafogo, de Ribeirão Preto, foi contratado pelo Corinthians no fim da década de 70 e vendido para Fiorentina, da Itália, nos anos 80. Também jogou no Flamengo e no Santos e pela Seleção Brasileira.


Eu nasci corinthiano. Tive certeza disso vendo Sócrates jogar. Genial!