segunda-feira, 28 de maio de 2012

Infográfico Atualizado: Código Florestal

Dica-H para o Vestibular!


Vetos e medida provisória à lei ambiental foram publicados hoje (28/05/2012). Entenda como ficaram as regras:

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dilma Vetou! (em partes)

A presidente Dilma Roussef vetou 12 pontos do novo Código Florestal aprovado no Congresso, informaram nesta sexta-feira (25/05/2012) os ministros da Advocacia Geral da União (AGU), do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. O objetivo dos vetos, de acordo com o governo, é inviabilizar anistia a desmatadores, beneficiar o pequeno produtor e favorecer a preservação ambiental. Os vetos ainda serão analisados pelo Congresso, que tem a prerrogativa de derrubá-los. O prazo para sanção do texto, que trata sobre a preservação ambiental em propriedades rurais, vencia nesta sexta. Para suprir os vácuos jurídicos deixados com os vetos, a presidente Dilma Rousseff vai assinar uma medida provisória, que será publicada na segunda-feira no Diário Oficial da União juntamente com o Código Florestal, informou o ministro da AGU, Luís Inácio Adams. São 12 vetos, são 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado Federal, cinco respondem a dispositivos novos incluídos e 13 são adequações ao conteúdo do projeto de lei.


Artigo Vetado!
Entre os artigos vetados está o que aborda a recuperação de matas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são os locais vulneráveis, como beira de rios, topo de morros e encostas. O tema foi um dos mais polêmicos durante a discussão no Congresso. O primeiro texto aprovado na Câmara previa redução dos atuais 30 metros para 15 metros de recuperação de mata para propriedades com rios de largura de até 10 metros, mas deixava a cargo dos estados a possibilidade do que poderia ser plantado em APPs. Depois, o Senado voltou a alterar para obrigar a recomposição em pequenas propriedades em até 20% da propriedade e estabeleceu recuperação de 30 metros e no máximo de 100 metros para propriedades maiores do que quatro módulos fiscais - o módulo varia entre estados de 20 a 440 hectares. Quando o texto voltou à Câmara, o relator do projeto de reforma do Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), retirou os percentuais mínimos de recuperação das APPs e deixou a cargo dos estados a faixa de recomposição. Isso era interpretado como uma possível anistia a desmatadores, porque poderia liberar quem suprimiu vegetação de recuperar as matas. Em razão disso, o artigo foi vetado pela presidente Dilma. Pela proposta nova do governo, voltam as faixas de recuperação, sendo que cada tamanho de propriedade terá uma faixa diferente. Para propriedades de até 1 módulo, serão 5 metros de recomposição, não ultrapassando 10% da propriedade. Para propriedades de um a dois módulos, a recomposição é de 8 metros, até 10% da propriedade. Os imóveis de dois a quatro módulos terão de recompor 15 metros, não ultrapassando 20% da propriedade. Acima de quatro módulos, a recuperação deve ser entre 30 metros e 100 metros. Segundo a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, 65% do total de imóveis rurais no Brasil têm até 1 módulo fiscal e ocupam apenas 9% da área agrícola do país. As propriedades com mais de 10 módulos rurais, por sua vez, representam 4% do total de imóveis do país, e ocupam 63% do área produtiva agrícola.


Veta, Dilma!
O código, que está em discussão no Congresso desde 1999, já havia sido aprovado pelos deputados em maio de 2011, em uma derrota do governo imposta pela bancada ruralista. Em dezembro, o texto chegou ao Senado, onde passou por ajustes, com alterações que atendiam à pretensão governista. Por ter sido modificado pelos senadores, voltou à Câmara, onde, em abril, foi alterado de novo,  contrariando novamente o governo. Ao lado de ministros e técnicos da área, Dilma vinha analisando o texto desde que chegou à Casa Civil, em 7 de maio. Somente neste mês, a presidente reuniu-se pelo menos dez vezes com a ministra do Meio Ambiente. No último final de semana, passou a tarde com os ministros Pepe Vargas, Mendes Ribeiro, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Luiz Inácio Adams para discutir os vetos ao texto. Desde que foi aprovado no Congresso, o novo código vem gerando polêmica entre ambientalistas e ruralistas. Movimentos organizados por entidades de proteção ambiental, como o “Veta, Dilma” e o “Veta tudo, Dilma” se espalharam pelas redes sociais. Personalidades como Fernanda Torres e Wagner Moura também se mobilizaram. No início do mês, a atriz Camila Pitanga chegou a quebrar o protocolo em um evento em que era a mestre de cerimônias - e do qual Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participavam -, para pedir: “Veta, Dilma”. O cartunista Maurício de Souza divulgou esta semana em seu twitter um quadrinho em que aparece o personagem Chico Bento dizendo: “Veta tudim, dona Dirma”.

Esse é matuto!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Censo da Biodiversidade

Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, lançam nesta sexta-feira (18/05/2012) um plano ambicioso: o de disponibilizar na internet a lista completa de todas as milhares de espécies de animais e plantas da Amazônia. O Censo da Biodiversidade (que já pode ser acessado online) por enquanto agrega apenas uma lista de mais de 3.000 espécies de animais, de mamíferos a aranhas, todos eles nativos do Pará. Mas o plano é que, até o fim do ano se consiga atingir toda a Amazônia brasileira. O projeto se une a outras ferramentas virtuais Brasil e mundo afora cujo objetivo é concluir a tarefa aparentemente simples, mas na prática extremamente cabeluda, de contar quantas espécies existem no planeta. Sem esse dado básico, fica muito difícil proteger as áreas mais ameaçadas pela pressão humana ou estudar as raízes evolutivas de plantas ou animais. No entanto, problemas como a escassez de profissionais especializados em sistemática (o ramo da biologia que classifica os seres vivos) atrapalham um bocado. Segundo os biólogos, coordenadores do projeto, mesmo em grupos já estudados de cabo a rabo, como mamíferos e aves, a expectativa é que 10% das espécies amazônicas ainda sejam desconhecidas. Quando se fala de répteis e anfíbios, então, ainda há muita coisa desconhecida.



Acesse a página do programa:

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia da Educação Ambiental

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.633, DE 14 DE MAIO DE 2012.

Institui o Dia Nacional da Educação Ambiental. 

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 

Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional da Educação Ambiental, a ser comemorado, anualmente, no dia 3 de junho, em todo o território nacional.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília, 14 de maio de 2012; 191o da Independência e 124o da República. 

DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
Izabella Mônica Vieira Teixeira

sábado, 12 de maio de 2012

Novo IMC

É hora de dizer adeus ao IMC (índice de massa corporal). A proposta é de pesquisadores britânicos, que apresentam neste sábado (12/05/2012) em Lyon, na França, uma revisão de estudos mostrando que a proporção entre a cintura e a altura prevê melhor o risco cardíaco e de diabetes do que a velha escala do IMC. O índice de massa corporal é calculado dividindo o peso em quilos pela altura, em metros, ao quadrado. A conta sugerida pela pesquisa da médica Margaret Ashwell, da Universidade Oxford Brookes, é ainda mais fácil: a circunferência da cintura deve ser, no máximo, a metade da altura. Se uma pessoa tiver 1,60 m de altura, sua cintura deve ter até 80 cm. Mais do que isso é sinal de risco.



sexta-feira, 11 de maio de 2012

Deepstaria sp

Imagine-se vendo as filmagens de uma câmera submarina. Uns canos aqui, água para tudo que é lado, uns peixinhos passam. AH MEU DEUS O QUE É ISSO!? O vídeo, de pouco mais de seis minutos, mostra uma criatura marinha gigantesca que parece uma sacola de plástico tamanho família flutuando na água. Alguns minutos mais à frente surge uma espécie de “rabo” em formato de funil com bolotas brancas em volta. É tudo muito, muito esquisito. Será um alien? Uma câmera de equipamento que estava em uma plataforma de exploração de petróleo da Petrobras no Golfo do México, nos Estados Unidos, captou no último dia 25 de abril a imagem de um ser marinho que é, no mínimo, estranho e tem chamado a atenção de internautas. A gravação mostra a "criatura" invertebrada se locomovendo calmamente a 2.500 metros de profundidade. O vídeo já recebeu mais 1,4 milhão de cliques no YouTube e foi feito no campo de Cascade, próximo ao estado norte-americano da Louisiana, onde a estatal mantém uma sonda de exploração de petróleo. É possível ver a logomarca da empresa no canto esquerdo do vídeo. Um equipamento submarino registrou o vídeo e é do mesmo tipo utilizado em 2010 para verificar o vazamento de óleo proveniente de uma explosão da plataforma Deepwater Horizon, da BP, na mesma região. Segundo Álvaro Migotto, vice-diretor do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), que fica em São Sebastião (SP), não se trata de algo de outro mundo, mas sim de um exemplar da medusa  do gênero Deepstaria. O animal marinho vive em águas profundas e é raro de ser encontrado. Existem duas espécies descritas desse gênero e este exemplar pode ser uma delas. Tem a medusa Deepstaria enigmatica, encontrada pela primeira vez em 1967 na costa Oeste dos Estados Unidos, e a Deepstaria reticulum, descrita em 1988. Elas são bem parecidas e é difícil distinguir uma da outra. Sites especializados afirmam que o animal é uma medusa Deepstaria enigmatica. De acordo com o Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos, existe o registro de encontro de ao menos três espécimes desta medusa em regiões próximas da Antártica.

1 foto da Terra

O satélite meteorológico da Rússia, o Elektro-L, registrou a maior foto feita da Terra até hoje, com 121 megapixels - o que representa quase 1 km por pixel. Diferente da Blue Marble da Nasa (que é uma composição feita a partir de diferentes fotografias), este é um retrato da Terra em uma única foto.


O Elektro-L está girando em torno da Terra em uma órbita geoestacionária a 36 mil quilômetros acima do equador, enviando fotografias do planeta inteiro a cada 30 minutos usando uma conexão com o controle terrestre que varia de 2,56 a 16,36 Mb/s. As imagens (e o vídeo do hemisfério norte, abaixo) combinam quatro ondas de luz, três visíveis e uma infravermelha. As imagens publicadas são uma combinação de ondas de luz visíveis e quase infravermelhas, então elas mostram a Terra de uma forma que não é possível ser apreciada pela visão humana (a vegetação aparece em vermelho, por exemplo). De acordo com Robert Simmon, cientista do Earth Observatory e Goddard Space Flight Center, ambos da NASA, as imagens russas não são nem melhores, nem piores que as da NASA. Elas são apenas visualizações diferentes da realidade baseada em conjuntos de dados diferentes.


Veja esse vídeo em tela cheia. É maravilhoso!


Você pode baixar a imagem da Terra aqui (aviso: é BEM grande, tem 105 MB).

domingo, 6 de maio de 2012

Veta, Dilma!!!

O Código Florestal está sendo modificado no Congresso para satisfazer a bancada ruralista, abrindo brecha para mais desmatamentos. A sua  aprovação final depende da presidente Dilma: peça a ela para cumprir suas promessas e vetar o projeto de lei que vai deixar nossas florestas sob a ameaça das motosserras. Dilma precisa cumprir sua promessa de campanha e vetar o projeto de lei que desfigura o Código Florestal. Ele incentiva o desmatamento e anistia criminosos. Mande uma mensagem para a presidente preservar as florestas do Brasil. Vamos nos mobilizar pessoal! Acredito que mais do que nos informar, precisamos ter postura política em relação ao que acontece em nossa volta!


sábado, 5 de maio de 2012

SuperLua

Na noite deste sábado e madrugada de domingo, a Superlua poderá ser observada. O nosso satélite vai estar aparentemente 14% maior e 30% mais brilhante devido à maior aproximação da Terra. Se você quiser aproveitar para observar, o astro já deve aparecer próximo à linha do horizonte no início da noite. Às 0h33, o fenômeno alcança seu auge e, à 0h35, a Lua deve aparecer cheia no céu. O perigeu, como o evento é chamado, ocorre por causa da órbita oval ao redor da Terra. Apesar de aparecer 14% maior, é difícil notarmos a diferença para uma Lua cheia normal, já que não há uma referência no céu para compararmos e termos um senso de escala. Neste sábado, o satélite estará 50 mil km mais próximo do que no apogeu - o evento inverso. O fenômeno ocorre aproximadamente uma vez por ano. Em 2011, foi especial. Em 19 de março, tivemos a maior Superlua em 18 anos - ela estava 400 km mais perto da Terra do que estará hoje. Mas e os efeitos no planeta? Sentimos a gravidade da Lua, por exemplo, nas marés. O que ocorre quando ela está tão perto? Segundo a Nasa - a agência espacial americana -, quase nada. O mar deve subir muito pouco, até 15 cm - nada que possa causar desastres. Além da Lua, Marte, Saturno e Vênus poderão ser vistos a olho nu. Logo após o ocaso, o primeiro, com sua cor vermelha, estará bem alto no céu. O segundo maior planeta do Sistema Solar aparecerá com um brilho marrom próximo do horizonte leste. Já o nosso outro vizinho tem forte brilho prata e poderá ser observado no horizonte oeste.




terça-feira, 1 de maio de 2012

Calendário Unificado 2013


Unesp (Universidade Estadual Paulista), Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular da USP), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas),  ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e as PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo e de Campinas (SP) divulgaram as datas de seus vestibulares para ingresso em 2013.

Veja datas do calendário unificado

VESTIBULAR1ª FASE2ª FASE
Fuvest25 de novembro de 20126 a 8 de janeiro de 2013
Unicamp11 de novembro de 201213 a 15 de janeiro de 2013
Unesp18 de novembro de 201216 e 17 de dezembro
UnifespEnem: data a ser divulgada pelo INEP/MEC13 e 14 de dezembro de 2012
ITA11 a 14 de dezembro de 2012 (fase única)--------------
PUC-SP2 de dezembro de 2012 (fase única)--------------
PUC-Campinas30 de novembro e 1º de dezembro de 2012
(fase única)
--------------

O objetivo do calendário unificado é permitir aos vestibulandos participarem de vários processos seletivos no final do ano, evitando a coincidência de datas. Mais informações nos sites das instituições:


Vamos nos programando pesssoal!!!