terça-feira, 25 de setembro de 2012

Campo Extremamente Profundo

A Nasa publicou nesta terça-feira (25/09/2012) uma foto que é a mais nova candidata ao título de imagem mais distante do Universo já obtida. Nela, aparecem galáxias que estão a até 13,2 bilhões de anos-luz da Terra. A imagem é o resultado de dez anos de fotos feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, que fica na órbita da Terra, fora da influência da atmosfera sobre as imagens. Antes de seu lançamento, em 1990, a maior distância que os astrônomos poderiam ver seria na ordem de 7 bilhões de anos-luz. A foto recebeu o nome de “Extreme Deep Field” (“Campo extremamente profundo”, em tradução livre), abreviado pela sigla XDF. Imagens como essa são importantes para o estudo dos primórdios do Universo. Segundo a teoria do Big Bang, a mais aceita pelos físicos, a origem do Universo ocorreu há aproximadamente 13,7 bilhões de anos. Sendo assim, quando vemos uma galáxia que está a 13,2 bilhões de anos-luz da Terra, a enxergamos da maneira como ela era quando tinha “apenas” 500 milhões de anos. Na semana passada, um estudo publicado pela revista Nature tinha identificado uma galáxia que poderia ser a mais distante já vista, também a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz da Terra. A pesquisa tinha se baseado em imagens do próprio Hubble e do Spitzer, outro telescópio espacial.

XDF ("Campo Extremamente Profundo")


Hubble e o Universo Profundo

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

S2 no Ártico

Imagem divulgada pela ONG Greenpeace nesta quarta-feira (19/09/2012) mostra a formação de um coração com bandeiras de 193 países-membros da Organização das Nações Unidas, como forma de chamar a atenção do mundo para os problemas da região do Ártico. A intenção dos ativistas é alertar para que providências urgentes sejam tomadas em relação à região, de preferência durante a Assembleia Geral da ONU, que vai acontecer em Nova York nos próximos dias, na sede das Nações Unidas. O Ártico perdeu em média 91,7 mil km² de gelo por dia em agosto de acordo com a Organização Mundial de Meteorologia (OMM). O derretimento diário aproxima-se da extensão de Pernambuco, com 98 mil km² de território, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 26 de agosto, a agência espacial americana (Nasa) registrou recorde no derretimento da camada de gelo que cobre o Oceano Ártico. Trata-se do maior degelo anunciado desde o início do monitoramento via satélite da região, iniciado em 1979. A última vez em que um derretimento tão grande ocorreu foi em 18 de setembro de 2007, e ainda assim havia mais massa polar do que a registrada pela Nasa no fim de agosto. A camada de gelo chegou a 4,1 milhões de km², 70 mil km² a menos do que a medição em 2007, quando a extensão do gelo no Ártico era de 4,17 milhões de quilômetros quadrados. O derretimento do gelo do Ártico tem acelerado a corrida em torno da exploração de recursos naturais na região. Caso as linhas marítimas, atualmente inacessíveis no topo do mundo, se tornem navegáveis nas próximas décadas, elas poderão redesenhar as rotas do comércio global, e talvez a geopolítica, para sempre.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Inscrições UNESP 2013


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abriu nesta última segunda-feira (17/09/2012) as inscrições para o vestibular 2013, somente pela internet, até o dia 11 outubro. A taxa de inscrição é de R$ 130. São oferecidas 7.014 vagas em 165 cursos de graduação, disponíveis em 23 cidades. Neste ano a universidade apresenta nove novos cursos: ciências biológicas, em São Vicente; engenharia agronômica, em Dracena; engenharia ambiental, em São José dos Campos; engenharia de bioprocessos e biotecnologia, em Araraquara; engenharia de pesca, em Registro; engenharia de telecomunicações, em São João da Boa Vista; engenharia química, em Araraquara e meteorologia, em Bauru. Os locais para a realização dos exames da primeira fase estão disponíveis no site a partir do dia 26 de outubro. As provas da primeira fase serão aplicadas em 18 de novembro. A lista com os convocados para a segunda fase será divulgada em 4 de dezembro. Nos dias 16 e 17 de dezembro acontecem as provas de conhecimentos específicos e redação, da segunda fase do vestibular. A lista geral de classificação está prevista para o dia 29 de janeiro de 2013. A primeira chamada será divulgada dia 14 de fevereiro, com matrícula nos dias 18 e 19 do mesmo mês. Os candidatos poderão optar pelo uso do Enem como parte da nota da prova objetiva da primeira fase. No ato da inscrição, o aluno deve indicar se realizou a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio. A consulta para obtenção das notas do Enem será realizada exclusivamente pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) indicado no ato da inscrição. Caso o MEC (Ministério da Educação) não disponibilize o número de acertos nas provas objetivas do Enem 2012 até 09 de janeiro de 2013, serão consideradas apenas as notas obtidas pelo candidato nas provas do vestibular. Para acessar o manual do candidato, acessem o link:


Para mais informações: http://www.vunesp.com.br/VNSP1207/

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Flagra! Molécula e Ligações Químicas

Pesquisadores da IBM Research, em Zurique, da Universidade de Santiago de Compostela e do Centro Nacional de Pesquisas (CNRS, francês), em Toulouse, afirmam ter conseguido usar um microscópio para registar uma imagem tão detalhada de uma molécula que mostra o comprimento e a ordem das ligações entre os átomos. O estudo, divulgado hoje, ilustra a capa da Science, da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) de sexta-feira. Em 1981, Gerd Binnig and Heinrich Rohrer inventaram na IBM Research (em Zurique) o microscópio de corrente de tunelamento, que permitia aos cientistas registrar e manipular átomos. Em 1986 eles levaram o Nobel pelo feito e, no mesmo ano, Binnig apresentou o sucessor da máquina - o microscópio de força atômica (AFM, na sigla em inglês), que foi usado no estudo divulgado hoje (13/09/2012). Não é a primeira vez que se registra a ligação química em um microscópio. Contudo, o registro do comprimento e da ordem (o número de ligações entre cada átomo - uma, duas ou três) pode levar a um avanço na criação de nanomateriais. "Nós podemos estudar essas ligações em um nível de moléculas individuais e ligações individuais agora. Isso é emocionante. Nós temos agora que ver que importantes resultados nós vamos obter com esta técnica", diz ao Terra Leo Gross, da IBM Research, um dos autores da pesquisa.

Imagem feita pelo microscópio mostra molécula de nanografeno com ligações carbono-carbono de diferentes distâncias e ordem. A molécula foi sintetizada no CNRS


O mecanismo usa uma única molécula de monóxido de carbono (CO) na ponta de uma espécie de agulha. O CO reage à força repulsiva de outras partículas e mexe a agulha, que registra essa força com precisão. A tecnologia já é bem conhecida e usada, afirma o pesquisador. Em nota, a IBM explica que na nova pesquisa os cientistas descobriram dois mecanismos para registrar cada ligação individualmente. Primeiro, eles encontraram pequenas diferenças na força medida acima das ligações. Segundo, as ligações apareciam com diferentes ondas nas medições do microscópio. Os cientistas descobriram que as oscilações medidas eram causadas por inclinações da molécula de CO e usaram isso para deixar mais detalhado o registro. Em uma pesquisa de 2009, o time já havia conseguido fazer a imagem das ligações entre os átomos de uma molécula, mas com bem menos precisão que as atuais. O problema eram perturbações causadas no registro. Para chegar a um detalhamento maior, os cientistas tiveram que escolher e sintetizar moléculas nas quais eles podem "tirar" essas perturbações. Os pesquisadores analisaram as ligações entre carbono de moléculas de grafeno C60 (fulereno) e de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH). As moléculas são parecidas, mas suas ligações químicas se diferem levemente em comprimento e força - essas diferenças resultam em todas as importantes características químicas, eletrônicas e ópticas dessas substâncias. A empresa não acredita que os resultados práticos serão vistos em breve no nosso dia a dia. "Esta é uma pesquisa muito fundamental e levará muitos anos para que possamos ver algumas inovações desse trabalho no mercado", diz Chris Sciacca, porta-voz da IBM Research.

sábado, 8 de setembro de 2012

Cello Wars

The Piano Guys (Os Rapazes do Piano) é um grupo musical americano que ficou famoso, através do YouTube, por postar vídeos de arranjos e misturas de músicas populares e clássicas acompanhados de clipes de visual profissional. O grupo teve início quando o pianista Jon Schmidt entrou na loja de Paul Anderson em St. George para perguntar se ele poderia praticar lá para um concerto. A partir daí, eles começaram a produzir alguns vídeos simples juntos. Em seguida, Jon trouxe para o grupo o violoncelista Steven Sharp Nelson, com quem ele já havia tocado antes, e eles começaram a produzir um vídeo por semana para o YouTube. Alguns dos seus vídeos alcançaram a marca de mais de um milhão de visualizações. O time também é composto por Tel Stewart e Al Van Der Beek, que trabalham na produção das músicas e vídeos. Em Cello Wars eles fazem uma paródia da trilha sonora dos filmes Guerra nas Estrelas. Steven representa tanto um Mestre Jedi quanto um Lorde Sith que juntam-se para fazer um duelo musical com violoncelos, sabres de luz e "a força". Darth Vader também aparece no filme e, após uma disputa com o Jedi e o Sith, ele reaparece com um acordeão para tocar a música da cantina em Star Wars Episódio IV. No final do clipe, Darth Vader e Chewbacca são vistos dançando juntos. Os seguintes temas de Guerra nas Estrelas, por John Williams, foram utilizados (em ordem de apresentação): A Marcha Imperial (tema de O Império Contra Ataca), Duelo dos Destinos (do Episódio I), Que a Força Esteja com Você, Tema Principal de Guerra nas Estrelas, Banda da Cantina (do Episódio IV). É pura música e ficção científica!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A Dança do DNA

Parece que a ciência finalmente está começando a abrir a caixa-preta do genoma. Um novo olhar sobre o conjunto do DNA humano indica que ao menos 80% de seus 3 bilhões de "letras" químicas têm alguma função. Isso é surpreendente porque, desde que o genoma humano foi soletrado pela primeira vez, há 12 anos, a impressão que ficou é que 95% dele era "DNA-lixo". Tal tralha evolutiva não era mais usada pelo organismo para a suposta função primordial dos genes: servir de receita para a produção das proteínas que constroem o organismo (veja infográfico abaixo). Agora, porém, um megaconsórcio de cientistas, o Encode, liderado pelo britânico Ewan Birney, diz que o "lixo" é uma ilusão. Embora não estejam diretamente ligadas à produção de proteínas, quase todas as áreas do genoma teriam função reguladora ou serviriam de "molde" para a produção de vários tipos de RNA. É possível pensar nesses elementos reguladores como uma série de botões de liga e desliga, que atuam sobre o mesmo gene ou sobre genes diferentes. Mas a coisa é ainda mais complicada porque eles não regulam apenas dois estados simples de "ligado" e "desligado", eles podem fazer o mesmo gene produzir várias proteínas diferentes e podem atuar um sobre o outro, potencializando ou diminuindo sua ação. Essas diferenças regulatórias talvez sejam as principais responsáveis por aspectos que tanto nos intrigam: existem sequências de DNA que nos fazem humanos? Quais as alterações genéticas que diferenciam cada um de nós? A revista britânica "Nature", onde o grosso dos dados está saindo hoje, numa montanha de artigos científicos, fez questão de marcar o feito com pompa. Após a conferência em Londres na qual os resultados foram anunciados, houve até a apresentação de uma "dança do DNA".


Infográfico - Folha de São Paulo


Reportagem - Jornal Nacional

Vida entre Grãos

Divulgando o lançamento do curta metragem Vida Entre Grãos: um filme que mostra a vida microscópica dos sedimentos marinhos. 90% do fundo oceânico é formado por sedimentos. São partículas de lama, areia e cascalho que estão em constante movimento pela ação de correntes, marés e ondas. Esse ambiente tão dinâmico e sem fontes aparentes de alimento abriga uma grande diversidade de formas de vida. No pequeno espaço entre os grãos de sedimento existe uma fauna muito abundante e diversa, invisível a olho nu. São organismos muito pequenos, menores que 1 milímetro, comumente chamados de meiofauna. Atualmente conhecemos aproximadamente 15.000 espécies meiofaunais, o que representa apenas 1-10% do numero total de espécies esperadas. Existem ainda muitas descobertas a serem feitas e muito a aprender com esses organismos microscópicos. Abaixo o curta metragem:


Mais imagens de organismos meiofaunais e biologia marinha em geral podem ser encontradas no Banco de Imagens de Biologia Marinha - Cifonauta:

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dia do Biólogo

A profissão de biólogo foi regulamentada no Brasil pela Lei Nº 6.684 de 3 de setembro de 1979. Por ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. É dia de prestar homenagens à profissão e a seus profissionais. É momento de reassumir compromissos pessoais com a ética, sem esquecer os interesses comuns, a preocupação com a vida e a sustentabilidade do planeta. É a ocasião para refletir e superar as dificuldades e comprender que a Biologia chega aos dias atuais com a marca da tradição, porém sem ter perdido sua essência criativa, inovadora e vigorosa. Então, para todos aqueles que escolheram ser biólogo que conseguem observar a vida com os olhos de biólogo: Parabéns pelo nosso dia!

Biólogo não...
Biólogo não come, degusta.
Biólogo não cheira, olfata.
Biólogo não toca, tateia.
Biólogo não respira, quebra carboidratos.
Biólogo não tem depressão, tem disfunção no hipotálamo.
Biólogo não admira a natureza, analisa o ecossistema.
Biólogo não elogia, descreve processos.
Biólogo não tem reflexos, tem mensagem neurotransmitida involuntária.
Biólogo não facilita discussões, catalisa substratos.
Biólogo não transa, copula.
Biólogo não admite algo sem resposta, diz que é hereditário.
Biólogo não fala, coordena vibrações nas cordas vocais.
Biólogo não pensa, faz sinapses.
Biólogo não toma susto, recebe resposta galvânica incoerente.
Biólogo não chora, produz secreções lacrimais.
Biólogo não espera retorno de chamadas, espera feed backs.
Biólogo não se apaixona, sofre reações químicas.
Biólogo não perde energia, gasta ATP.
Biólogo não divide, faz meioses.
Biólogo não faz mudanças, processa evoluções.
Biólogo não falece, tem morte histológica.
Biólogo não se desprende do espírito, transforma sua energia.
Biólogo não deixa filhos, apresenta sucesso reprodutivo.
Biólogo não deixa herança, deixa pool gênico.
Biólogo não tem inventário, tem hereditário.
Biólogo não deixa herdeiros ricos, pois seu valor é por peso vivo.

Símbolo da Biologia

domingo, 2 de setembro de 2012

Biomimética

A biomimética é uma área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e das suas funções, procurando aprender com a Natureza, suas estratégias e soluções, e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência. A designação desta recente e promissora área de estudo científico provém da combinação das palavras gregas bíos, que significa vida e mimesis que significa imitação. Dito de modo simples, a biomimética é a imitação da vida. Vale observar que Biônica, apesar da semelhança da definição, procura a imitação por meio das maquinas. Trata-se de uma área multidisciplinar que pode envolver diversos ramos da ciência, tais como a Biologia, a Química, a Física, a Informática, o Design, a Matemática e a Eletrônica. Na Natureza existem milhões de espécies das quais menos de dois milhões estão catalogadas até agora. Isto representa uma gigantesca base de dados de soluções inspiradas em sistemas biológicos para a resolução de problemas de engenharia e de outros campos da tecnologia. A biomimética observa a Natureza e procura estimular novas ideias para finalmente produzir sistemas sintéticos similares aos encontrados nos sistemas biológicos. Este estudo permite desenvolver ou aperfeiçoar novas soluções de engenharia, sendo que os biomimeticistas encontram na Natureza um modelo perfeito de inspiração e de imitação. Abaixo a comunicação oral do design brasileiro Fred Gelli sobre o tema e alguns exemplos de projetos já desenvolvidos a partir dessa perséctiva. Muito interessante!


Carro biônico da Mercedez-Bens que se inspira no pequeno peixe-cofre


Uma marca de mp3 players usou os principios de reflexão da luz, comum às asas das borboletas, para reduzir o consumo de energia e melhorar a visibilidade dos seus visores


Na engenharia algumas construções são inspiradas nas construções biológicas


Projetos de design também podem ser inspirados na natureza