terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mapas Conceituais de Biologia

Podemos dizer que um mapa conceitual ou mapa mental é uma representação gráfica em duas ou mais dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações (nexos) entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. As frases de ligação têm funções estruturantes e exercem papel fundamental na representação de uma relação entre dois conceitos. A dois conceitos, conectados por uma frase de ligação chamamos de proposiçãoEu postei na minha pasta do dropbox uma série de mapas conceituais sobre os mais variados temas da Biologia (Amabis e Martho). Acredito que os mapas podem representar uma boa ferramenta de estudo nesse momento pré-Enem e pré-vestibular! Acessem:



O desafio também é tentar construir os seus próprios mapas de conceitos! White e Gunston (1997) propõem uma sequência de etapas que auxiliam a construção de um mapa conceitual: (1) Escreva os termos ou conceitos principais que você conhece sobre o tópico ou tema selecionado. Escreva cada conceito ou termo em um cartão. (2) Revise os cartões, separando aqueles conceitos que você não entendeu. Também coloque de lado aqueles que não estão relacionados com qualquer outro termo. Os cartões restantes são aqueles que serão usados na construção do mapa conceitual. (3) Organize os cartões de forma que os termos relacionados fiquem perto uns dos outros. (4) Cole os cartões em um pedaço de papel tão logo você esteja satisfeito com o arranjo. Deixe um pequeno espaço para as linhas que você irá traçar. (5) Desenhe linhas entre os termos que você considera que estão relacionados. (6) Escreva sobre cada linha a natureza da relação entre os termos (nexos). (7) Se você deixou cartões separados na etapa 3, volte e verifique se alguns deles ajustam-se ao mapa conceitual que você construiu. Se isto acontecer, assegure-se de adicionar as linhas e relações entre estes novos itens.

Uma outra opção é construir os mapas conceituais utilizando um programa denominado CMAP disponível em: http://cmap.ihmc.us/

Bom divertimento!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Aula: Sustentabilidade

Dica-H para o vestibular!

No link abaixo estão os slides da aula de Biologia no ENEM + Sustentabilidade. Nessa aula estão organizadas informações sobre a reforma do código florestal, rio+20 e a construção de Belo Monte. Bom estudo!


sábado, 20 de outubro de 2012

Dicas para o ENEM 2012

Faltam apenas duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas serão nos dias 3 e 4 de novembro. Para ajudar os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos, o portal G1 ouviu representantes de cursinhos para saber quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com dez assuntos principais em cada uma das quatro provas. Abaixo as dicas de Ciências da Natureza:

VEJA 10 TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM
Pré-sal (Foto: G1)
1) Pré-sal
Entenda as características da camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro, a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.

Leia mais sobre o pré-sal
química (Foto: TV Globo/Reprodução)

2) Ligações químicas
A química está presente no simples ato de lavar os cabelos. Entenda por que o cabelo fica melhor quando usamos o condicionador.
vacina H1N1 (Foto: Reprodução/RBS TV)

3) Imunização

É importante compreender como é o processo de imunização de um vírus como o H1N1, que provocou uma epidemia mundial da nova gripe em 2009.
eletromagnetismo (Foto: TV Globo/Reprodução)

4)Eletromagnetismo

Conceito que aparece nas questões de física, estuda as propriedades magnéticas das correntes elétricas e suas aplicações.
milho transgênico (Foto: TV Globo/Reprodução)

5) Transgênicos

Organismos geneticamente modificados, são produzidos a partir da transferência de genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro.
termodinâmica (Foto: G1)

6) Termodinâmica

É um tema que relaciona os conceitos clássicos de termologia, temperatura e calor, e as leis que governam os processos de conversão de energia.
lentes (Foto: TV Globo/Reprodução)

7) Ótica

Entenda o funcionamento da visão humana, e das lentes convergentes e divergentes, que podem cair em perguntas sobre física e biologia na prova.
coração (Foto: TV Globo/Reprodução)

8) Coração
Tema importante na área de saúde humana, é importante que o candidato compreenda como é o funcionamento do sistema circulatório do corpo humano.
teste de DNA (Foto: Divulgação/Imesc)

9) Exame de DNA
O exame de DNA pode ser usado para definir paternidade e também para ajudar em investigação criminal. Saiba quais são os processos envolvidos.
corais (Foto: Albert Kok/Wikimedia Commons)

10) Poluiçã
o do mar
O aumento da emissão de CO2 na atmosfera tem provocado alterações no ecossistema marinho. Entenda como isto acontece.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Página Virada

A fotógrafa e artista Bronia Sawyer construiu belas imagens de partes do corpo humano, como os pulmões e a coluna vertebral, a partir de páginas de livros enroladas. A coleção de fotos, batizada de Body Parts, Live Breath Art, surgiu do conceito defendido pela própria fotógrafa de que a arte faz parte de seu corpo e ela não seria nada sem sua arte. 

Pulmões

Pélvis

Medula Espinhal

Confira o trabalho da fotógrafa no site: http://bookbodyparts.blogspot.co.uk/

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

"Operários do Ensino"

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais. (Rubem Alves)


Parabéns aos professores!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Red Bull Stratos

O austríaco Felix Baumgartner, de 43 anos, tenta nesta terça-feira (09/10/2012) tornar-se o primeiro homem a quebrar a barreira do som sem a ajuda de um veículo motorizado, durante um salto de paraquedas a partir de uma cápsula localizada 36 mil metros acima do nível do mar, já na estratosfera. Baumgartner deve saltar do interior de uma cápsula levada a exatos 36.500 metros de altitude, por meio de um balão de hélio com o tamanho de um prédio de 55 andares. A previsão é de que o balão seja lançado a partir de uma base no estado americano do Novo México. A subida deve levar cerca de duas horas e meia, e o salto, previsto para as 12h de Brasília, deve durar dez minutos. Técnicos estimam que Baumgartner atingirá a velocidade de até 1.110 km/h cerca de 40 segundos após o início da queda livre, e abertura do paraquedas se dará a cerca de 1.500 metros do solo. O aventureiro já fez dois saltos de teste usando o mesmo equipamento, um a 21.800 metros e outro a 29.600 metros de altitude. Para ter uma ideia da altura, um avião transatlântico voa a 14 mil metros de altitude, e o pico do Monte Everest, no Himalaia, tem 8.848 metros de altitude. A queda livre a partir dessa camada da atmosfera é a mais alta, rápida e longa, e muitos já morreram ao tentar quebrar essa marca. Até o momento, Joe Kittinger, coronel aposentado da Força Aérea americana, detém a marca mais próxima, tendo saltado, em agosto de 1960, a partir de um balão de gás hélio a 31.300 metros de altitude, 5,2 quilômetros abaixo do ponto do qual o austríaco saltou. Com mais de 80 anos, Kittinger integra a equipe de Baumgartner e será a única voz que o aventureiro ouvirá durante a subida de duas horas e meia e na descida de dez minutos. Além do trabalho de engenharia de alta precisão usado na construção do balão e da cápsula, a equipe que preparou a missão criou uma roupa de astronauta especial para o lançamento, usando tecnologia ainda mais avançada que a empregada pelos astronautas da Nasa. Baumgartner é famoso por suas aventuras, mas a equipe do Red Bull Stratos, como é conhecido o projeto, ressalta os aspectos científicos da empreitada. De acordo com os pesquisadores, o salto pode representar um avanço em técnicas de evacuação de emergência, conhecimento útil para astronautas que precisarem abandonar veículos de alta performance, em grandes altitudes. A Nasa e seus fabricantes de materiais espaciais pediram para serem informados de todos os aspectos técnicos da missão. Há poucos exemplos de pilotos que se ejetaram em voos supersônicos quando seus aviões se estilhaçaram em pedaços no céu. Além disso, existem poucos detalhes sobre o que ocorre com o corpo humano quando atinge a velocidade supersônica e, conforme desacelera, volta a velocidades abaixo do som. O corpo do austríaco foi paramentado com uma série de medidores e instrumentos justamente para coletar esses dados inéditos. Vejam a animação:

sábado, 6 de outubro de 2012

Einstein e a Carta de Deus

Uma carta escrita pelo físico Albert Einstein na qual ele expressava suas opiniões sobre a religião será leiloada neste mês pela internet. Conhecido como Carta de Deus, o texto foi escrito em 3 de janeiro de 1954, pouco mais de um ano antes da morte do cientista. Einstein, nascido na Alemanha de uma família judia, diz na carta que pertence “com prazer” ao povo judeu, mas, ao mesmo tempo, mostra uma posição de distanciamento em relação às religiões. “A palavra ‘Deus’ não é para mim nada além da expressão e o produto de fraquezas humanas, e a Bíblia é uma coleção de lendas honoráveis, embora primitivas e bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode mudar isso [para mim]”, escreveu o físico. O documento será colocado à venda no site eBay, entre os dias 8 e 18 de outubro. O lance inicial é de US$ 3 milhões. A carta, escrita à mão em alemão, era destinada ao filósofo Erik Gutkind, de quem ele havia lido "Escolha a vida: o apelo bíblico pela revolta". O vendedor anônimo da carta, que será leiloada com o envelope, selo e carimbo postal originais, a adquiriu em 2008 da Bloomsbury Auctions, de Londres, por US$ 404 mil. A agência Auction Cause, de Los Angeles, responsável pela próxima venda, informou que o papel está em um ambiente com luz, humidade e temperatura controlados para garantir a integridade. "Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20", disse Eric Gazin, presidente da Auction Cause.

Carta de Deus

Montanha E=m.c²


Uma vez Albert Einstein disse que seu trabalho era como subir uma montanha. Talvez por isso, muita gente anda dizendo que um dos picos dos Alpes Austríacos, na Europa, é a cara do cientista mais famoso do século XX. Pelo menos é o que diz o jornal britânico The Sun, que publicou a foto da montanha de 2,3 mil metros lado a lado com a do físico e comparou. E aí, concorda?