segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ferro-Velho e Biologia

Arte e Biologia!

Edouard Martinet é um artista francês que faz esculturas de insetos, peixes, pássaros e sapos com material de ferro-velho. São trabalhos interessantes, bonitos e sobretudo bem-feitos. Bom exemplo de reutilização de materiais! Acessem o site e vejam a galeria de imagens:








Microbe Kombat

Para quem não pode comprar Spore, o Microbe Kombat é um jogo em flash muito simples e bem legal. Você é um organismo unicelular que tem que se alimentar tanto de proteínas quanto de inimigos, com isso você aumenta de tamanho e ganha poderes. Conforme você cresce pode inclusive se dividir, mas cuidado com organismos maiores e com os vírus! Joguem:

sábado, 28 de maio de 2011

Tree of Life: Darwin e a Árvore da Vida

Encontrei uma página na internet (em inglês) com a filogenia interativa dos grandes grupos de organismos. Vale a pena navegar e ver as relações de parentesco evolutivo entre os grupos, visualizar as fotos e modelos 360º. Acessem o site. Vale a pena!!!


Árvore da vida desenhada por Darwin (1837)


A página foi construída em parceria com a BBC a partir do documentário Darwin e a Árvore da Vida apresentado pelo renomado naturalista Sir David Attenborough (sua carreira representa a voz e a face dos programas sobre história natural nos últimos 57 anos). Neste documentário David Attenborough tenta seguir o pensamento de Charles Darwin quando da criação da sua teoria da evolução. Explorando de uma forma simples e concisa os pilares fundamentais que o levaram a criar e a fundamentar as suas ideias, com base em tudo o que viu e descobriu a bordo do HMS Beaggle e posteriormente em sua casa enquanto elaborava Origem das Espécies. Abaixo uma parte deste documentário, mas você o encontra completo aqui no blog. Acessem:

http://depositodabiologia.blogspot.com/2011/02/videos-sobre-evolucao.html



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Racismo Ambiental

Vídeo da comunicação oral realizada no TEDxSP pelo médico e pesquisador Paulo Saldiva, um cientista ativista que pesquisa os impactos da poluição urbana na saúde dos cidadãos. Saldiva é chefe do serviço de patologia do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental do CNPq. Para começar o pesquidor questiona o paradoxo que se encontra o modelo de nossas sociedades. Por exemplo, a AIDS mata quase mil pessoas por ano em São Paulo. A poluição do ar mata 4 mil. A AIDS é considerada um problema de saúde pública. A poluição do ar não. Cuidar de poluição dos carros não é assunto do sistema público de saúde – é da secretaria dos transportes, e ninguém leva em conta o impacto nos pulmões da população na hora de projetar mais avenidas. Saldiva coloca o homem como ponto central da questão ambiental. O médico lembra que há o homem agressor, mas há também o homem impactado e por isso devemos prestar atenção nas consequências e impactos de nossas medidas. Hoje o modelo econômico mundial produz algo que Saldiva intitula de racismo ambiental. Que nada mais é que quem é forte economicamente precisa fazer com que seus negócios ampliem ainda mais. E para isso não consideram nenhum aspecto moral e ético. Ideia interessante!

Peças Publicitárias: Meio Ambiente

Abaixo seguem as peças publicitárias que mostrei na aula de problemas ambientais:

Greenpeace 01

 

Greenpeace 02


WWF 01


WWF 02


WWF 03

Aula: Problemas Ambientais

Dica-H para o vestibular!

Segue os slides da aula de problemas ambientais:

https://docs.google.com/present/embed?id=dcbvh5wk_818fm45n35n

Divirtam-se.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Khan Academy


O professor Salman Khan, formado em Harvard e no M.I.T (Massachusetts Institute of Technology), desenvolveu o site Khan Academy, que disponibiliza explicações online de diversas matérias. Esta organização educacional sem fins lucrativos está revolucionando o ensino online, seguindo rigidamente sua missão de "prover educação de qualidade para qualquer um em qualquer lugar". A academia provê uma coleção de mais de 2.000 vídeos online (em inglês) abrangendo principalmente matemática, mas também astronomia, economia, finanças, física, história, biologia e química. A academia veicula seu conteúdo por meio de vídeos no YouTube, simples assim. Começou com explicações descomplicadas em vídeo, mas, depois de milhões de dólares em doações e um processo de expansão da companhia, a implementação ficou bem mais abrangente. O portal tem exercícios que permitem testar o entendimento de cada lição, o que permite o acompanhamento do progresso usando métricas muito inteligentes. Os professores, mais conhecidos como "treinadores", podem facilmente monitorar o progresso dos alunos em grupos. Os estudantes, por sua vez, recebem crachás indicativos de mérito, como forma de mantê-los motivados. Tudo isso de graça. O sistema oferece um software que serve de professor, utilizando uma linguagem próxima à dos games, com pontuação de "energia" para representar as conquistas do aluno ao longo do aprendizado. Os mapas de conhecimento foram construídos de maneira altamente intuitiva e fácil de usar, lembrando um pouco a filosofia do Google Maps, sendo que o mapa sendo visto, na verdade, é um esquema hierárquico de módulos interconectados que representam as etapas de aprendizado e os níveis de cada lição. E, além dos exercícios de teste, há também as avaliações. É claro que algumas matérias não podem ser ensinadas em um ambiente puramente online com conteúdo pronto, como, por exemplo, redação. No entanto, que tal um futuro em que qualquer aluno possa ter acesso a conhecimento em seu próprio idioma (sobretudo no seu próprio ritmo de aprendizado), sem ter que pagar por esse aprendizado qualquer quantia a mais do que já paga por seu acesso à internet? É algo que poderá mudar o planeta.

Para quem gosta de exatas é bem legal, mas também você encontra Biologia por lá!

Acessem:


Uma das aulas: estrutura celular


domingo, 22 de maio de 2011

Cells Alive!

Encontrei uma página na internet bem interessante. Cells Alive! traz modelos, animações, jogos, imagens e vídeos sobre as células. Está em inglês mas navegação e compreensão são bem fáceis. Acessem:



Teste do Telômero

Você sabe qual a sua idade biológica?


Um novo exame de sangue criado por uma empresa espanhola (Life Length) promete calcular quantos anos de vida uma pessoa tem pela frente. Pelo tamanho do telômero o teste indica o ritmo do envelhecimento. Quanto maior o tamanho dessa estrutura, mais anos de vida a pessoa tem pela frente. Os telômeros são as "tampas" das extremidades do cromossomo, uma forma de proteção similar à presente nas pontas de um cadarço de tênis. Sempre que um cromossomo é replicado para a divisão celular, os telômeros encurtam. Esse encurtamento tem sido visto por diversos cientistas como um marcador biológico do envelhecimento, o relógio que marca a duração da vida de uma pessoa e  sua condição de saúde. O teste irá medir o comprimento do telômero de cada paciente. Assim, pelo tamanho da estrutura, os cientistas poderão fazer uma análise da longevidade e da qualidade da saúde do paciente. Se a estrutura for pequena, será sinal de que o estilo de vida ou algum problema de saúde pode estar tirando anos de vida daquela pessoa. A lógica do teste se baseia em pesquisas anteriores, algumas conduzidas pelos próprios cientistas que criaram o exame, que já haviam apontado que indivíduos mais saudáveis apresentam telômeros mais compridos. Já alguns problemas de saúde, como stress, doenças cardiovasculares, obesidade e Alzheimer, estão diretamente relacionados com a presença de telômeros menores.

Vejam as reportagens:




 

Inscrições no Enem 2011

O MEC publicou na última quinta-feira (19) o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011). O exame será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições serão abertas às 10h desta segunda-feira (23) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 10 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 35. O Enem é utilizado por muitas universidades públicas para o acesso ao ensino superior. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012. O site dedicado ao Enem traz instruções, passo a passo, de como se inscrever para a prova. O processo de inscrição foi dividido pelo instituto em oito passos, começando por identificação e terminando com o acompanhamento do processo. Confira os oito passos:




sábado, 14 de maio de 2011

Biologia Acidental

Completamos 1000 acessos!

Obrigado pelo interesse e divulgação das informações que disponibilizo aqui no blog! Para comemorar, encontrei um texto (no mínimo interessante) sobre a parte mais escatológica da Biologia. É nojento mas divertido...

Biologia Acidental (Cabul)

Ploft era um cocô muito feliz, afinal de contas ele tinha sido gerado com muito amor, ele tinha nascido em uma segunda-feira depois de uma feijoada no sábado e um churrasco no domingo; apesar de sua simpatia, o parto de Ploft não tinha sido nada fácil, pois além da feijoada de sábado no almoço e o churrasco do almoço de domingo, tinha havido também o sarapatel de sexta-feira à noite e a rabada do jantar de sábado, assim, por pouco o parto de Ploft não teve que ser feito por cesariana e, se não fosse a grande quantidade de cerveja em sua placenta, Ploft teria que ter sido extraído à ferros.

Ploft tinha uma irmã gêmea chamada Áscaris. Embora eles fossem gêmeos univitelinos tinham temperamentos e personalidades completamente diferentes: Ploft era gordinho, lerdo e não tinha muitas amizades; já Áscaris era esbelta, ligeira e ardilosa, sua especialidade era sair de fininho. Embora eles tenham sido criados juntos, freqüentado juntos a mesma escola e tenham tido a mesma educação, devido à grande diferença de caráter, eles não se davam muito bem, mas, por alguma anomalia psicológica, Áscaris era extremamente dependente de Ploft.

Essa dependência de Áscaris por Ploft chegou mesmo às raias da obsessão e quando, na adolescência, Ploft conheceu    Salmonela, sua primeira namorada, Áscaris morreu de ciúmes e fez de tudo para “melar” o namoro. Salmonela era uma bactéria exuberante e muito assediada entre os bastonetes, porém tanto Áscaris fez que Salmonela acabou rompendo com Ploft.

Com o passar do tempo, Áscaris e Ploft foram se distanciando, Ploft crescera e era agora um parrudo tolete, Áscaris desaparecera misteriosamente, boatos diziam que ela havia sido presa e executada pelo Delegado Licor de Cacau Xavier que, naquela época, representava a ditadura que torturava e lotava as celas da Prisão de Ventre.

Ploft começou a andar em más companhias e acabou se envolvendo com a perigosa família Cocos que era a família mafiosa mais poderosa que havia naquela época. Estafilo Cocos, o chefe do clã, era um sujeito duro que costumava matar suas vítimas provocando-lhes complicações gastrointestinais. Durante muito tempo Ploft trabalhou como espião da família Cocos na região sul da cidade, sua jurisdição ia do bairro boêmio de Duodeno até o Terminal Rodoviário Esfíncter. Além de espionar, Ploft era o responsável por cobrar proteção das diverticulites e fiscalizar a atividade das hemorróidas no Terminal Rodoviário.

Depois de muito tempo soube-se que Áscaris, na verdade, não tinha morrido, após uma seção de tortura do Delegado Xavier que a supôs morta, ela fora jogada dentro do Rio Tietê e, em função disso, tinha conseguido sobreviver. Depois de ter sobrevivido milagrosamente, ela perambulara por aí, se envolvera com um celerado cigano e sofrera uma grande decepção amorosa, mas agora, Áscaris mudara de vida, se tornara discípula do Grande Mestre Oxiurus e era agora esotérica; estudava ocultismo, tarô e búzios, virara uma bruxa e seu grande sonho era se transformar em uma Solitária Naja.

Ploft, tivera uma sorte semelhante à de Áscaris, a terrível família Cocos, após perder a confiança em Ploft, dera-lhe descarga e atirara-lhe à sarjeta; desfalecido, Ploft fora salvo por uma enxurrada, depois de se recuperar, Ploft se submeteu a várias operações plásticas para não ser reconhecido pela família Cocos, ele então viajou e conheceu o mundo inteiro, passou por esgotos, conheceu estações de tratamento, visitou vasos sanitários e fez turismo em emissários submarinos; certa vez Ploft acabou em uma fábrica de adubos naturais, foi colocado em uma horta de produtos naturais onde não eram utilizados elementos químicos, foi absorvido pelos vegetais e finalmente retornou à sua forma original.

Ultimamente, Ploft tem sido visto constantemente na companhia de Pero Juan, um espermatozóide paraguaio que, segundo dizem, não faz mal a ninguém, porém, esta amizade repentina tem causado um tremendo ti-ti-ti no mundo da biologia e fomentado cada vez mais a pergunta que não quer calar: onde e em que circunstâncias eles teriam se conhecido? Será que o terminal rodoviário tem alguma coisa a ver com isso?

Este texto integra o Livro "Humor Crônico" - Editora T+8 - Rio de Janeiro - RJ - 2008
Publicado no site: O Melhor da Web em 12/02/2009

Documentários: Mendel

Seguem dois documentários sobre Gregor Mendel:

Mendel, o Pai da Genética

Parte 1


Parte 2


Mendel e a Ervilha

Parte 1 - A estranha ervilha na vagem


Parte 2 - A simples ervilha


Parte 3 - Minha hora chegará


Biografia de Gregor Mendel


Gregor Johann Mendel foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser batizado a 22 de Julho, que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento. Vindo de uma família de humildes camponeses, na sua infância revelou-se muito inteligente: em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Então Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853). Desde 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivada na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares (fatores) de hereditariedade, agora conhecidas como genes. Mas Mendel não só se interessou nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias da evolução. Ao longo da sua vida foi membro, diretor e fundador de muitas sociedades locais: diretor do Banco da Morávia, foi fundador da Associação Meteorológica austríaca, membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura, entre outras. Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial". Em 1865, formula e apresenta em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade. Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Calendário Unificado 2012 - Universidades Paulistas


As principais universidades paulistas divulgaram o calendário unificado do vestibular 2012. O objetivo do calendário unificado é permitir aos vestibulandos participarem de vários processos seletivos no final do ano, evitando a coincidência de datas.

Confira o Caléndário

Fuvest (USP e da Santa Casa)
www.fuvest.br
Inscrições: 26/8 a 9/9
Taxa: ainda não foi divulgada
Provas: 9/10 a 14/10 (habilidades específicas de música e artes visuais), 27/11 (1ª fase), 8/1 a 10/1 (2ª fase)
Resultado: 4/2 (1ª chamada)
Matrícula: 8/2 e 9/2

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
www.unifesp.br
Inscrições:ainda não foi divulgado
Taxa:ainda não foi divulgado
Provas: 15/12 e 16/12 (1ª fase)
Resultado: 30/1
Matrícula: 9/2
As datas são referentes ao vestibular misto da Unifesp, que considera notas do Enem e da prova da universidade. A institutição seleciona outra parte dos candidatos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do MEC.

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
www.unesp.br
Inscrições: não foi divulgado
Taxa: não foi divulgado
Provas: 6/11 (1ª fase) e 18 e 19/12 (2ª fase)
Resultado: 27/1
Matrícula: 8 e 9/2

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
www.comvest.unicamp.br
Inscrições: 22/8 a 23/9
Taxa: ainda não foi divulgado
Provas: 13/11 (1ª fase), 15/1 a 17/1 (2ª fase)
Resultado: 6/2
Matrícula: 9/2

Instituto Tecnológico de Aeronática (ITA)
www.ita.br
Inscrições: 1º/8 a 15/9
Taxa: R$ 100
Provas: 13/12 a 16/12, às 8h (horário de Brasília), em 22 cidades do país
Resultado: 30/12

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
www.pucsp.br
Inscrições: ainda não foi divulgado
Taxa: ainda não foi divulgado
Provas: 20/11
Resultado: 15/12
Matrícula: 19/12 e 20/12

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp)
www.puc-campinas.edu.br
Inscrições: ainda não foi divulgado
Taxa: ainda não foi divulgado
Provas: 25/11 e 26/11
Resultado: 9/12
Matrícula: 13/12 a 15/12

Vamos nos programando pesssoal!!!