sexta-feira, 22 de março de 2013

Hora do Planeta 2013

Neste sábado (23/03/2013) as 20:30hs, cidadãos do mundo inteiro estão convidados a apagar as luzes para refletir sobre o aquecimento global. A Hora do Planeta - uma iniciativa da World Wildlife Fund (WWF-Brasil) - ocorre pelo quinto ano consecutivo e já conta com a adesão de quase uma centena de cidades no País, entre elas 22 capitais. Desde 2009, um número crescente de cidades, empresas e pessoas no Brasil aderiu ao movimento, apagando as luzes de seus monumentos, escritórios ou casas e organizando atividades especiais para mostrar apoio na batalha contra as mudanças climáticas. Em 2012, mais de 130 municípios brasileiros aderiram oficialmente ao evento. Monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, e a Ponte Estaiada, em São Paulo, tiveram as luzes desligadas durante 60 minutos. Pelo mundo, personalidades como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela e os astronautas então a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) também manifestaram apoio à campanha em 2012. Neste ano, o evento também convida empresas, governos e sociedade a uma reflexão: "O que você faria para salvar o planeta?".

quarta-feira, 13 de março de 2013

Clive Burr e a Esclerose Múltipla

Iron Maiden. Clive Burr é o primeiro à esquerda

Clive Burr, baterista dos primeiros anos da banda de heavy metal Iron Maiden, morreu aos 56 anos na noite de terça-feira (12/03/2012), segundo informações do site do grupo. Ele havia sido diagnosticado com esclerose múltipla (EM) e sua saúde estava em declínio há anos, de acordo com o comunicado. A EM, ou esclerose em placas também designada por "esclerose disseminada", é uma doença desmielinizante de etiologia ainda desconhecida, caracterizada por uma reação inflamatória na qual são danificadas as bainhas de mielina que envolvem os axônios dos neurônios cerebrais e medulares. A doença manifesta-se geralmente em jovens adultos e é mais frequente em mulheres. Devido a esta desmielinização, a EM afeta a capacidade de as células nervosas do cérebro e da medula espinhal comunicarem entre si de forma eficaz. Na EM, o próprio sistema imunológico do corpo ataca e destrói a mielina, ou seja, trata-se de uma doença auto-imune. Uma vez destruída, os axônios deixam de poder transmitir o potencial de ação de um neurônio ao neurônio seguinte ficando assim a condução do estímulo nervoso interrompida. O termo "esclerose múltipla" é uma referência às lesões, ou escleroses, que ocorrem sobretudo na substância branca do cérebro, cerebelo e medula espinal, que é constituída principalmente por fibras nervosas revestidas de mielina. A doença pode manifestar-se através de praticamente qualquer sintoma neurológico, dependente da localização da placa de desmielinização, e frequentemente evolui com a perda de capacidades físicas e cognitivas. A EM pode assumir várias formas, e cada novo sintoma pode ocorrer em ataques discretos e isolados (forma recrudescente) ou os sintomas podem-se ir acumulando ao longo do tempo (forma progressiva). Entre cada ataque, a sintomatologia pode desaparecer por completo, embora normalmente se verifiquem sequelas neurológicas permanentes, sobretudo à medida que a doença progride. Não se conhece uma cura eficaz contra a esclerose múltipla. O tratamento baseia-se na tentativa de melhoria das funções fisiológicas comprometidas depois de um ataque, na prevenção de novos episódios e na prevenção da degenerescência .


Burr integrou uma das primeiras formações do Iron Maiden e tocou bateria nos três primeiros álbuns do grupo: "Iron Maiden" (1980), "Killers" (1981) e "The number of the beast" (1982). Abaixo um vídeo que mostra Clive Burr com suas atividades neurológicas plenas. Sem dúvida, um grande baterista!


Iron Maiden - Run To the Hills

segunda-feira, 4 de março de 2013

Darwin Day

Há 154 anos, o naturalista Charles Darwin publicava pela primeira vez seu livro A Origem das Espécies - talvez a obra mais influente da ciência moderna – trazendo o conceito da evolução biológica por meio da seleção natural. A teoria propôs que a evolução dos seres vivos ocorre por meio de uma seleção de características hereditárias, de modo que os indivíduos com as características mais favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir. Para celebrar a vida e as descobertas do cientista, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP promoverá amanhã (05/03/2013) o evento internacional Darwin Day que é comemorado em vários países por volta do dia 12 de fevereiro, data do nascimento de Charles Darwin em 1809, e é apoiado pela International Darwin Day Foundation, organização não-lucrativa que promove a educação pública sobre ciência e encoraja a celebração das descobertas científicas. A primeira edição em Ribeirão Preto foi concebida e elaborada por uma comissão de pós-graduandos pertencentes aos Programas de Pós-Graduação em Biologia Comparada e em Entomologia, ambos do Departamento de Biologia da FFCLRP. O principal tema debatido durante o evento será o ensino e a aproximação do público com a ciência e as teorias de Darwin, assim como a importância do entendimento da ciência pela sociedade. A ideia é formar pessoas que possam levar essas informações para fora do ambiente acadêmico. A abertura do evento será às 9 horas, seguida pela palestra da professora Maria Isabel Landim, do Museu de Zoologia (MZ) da USP, sobre o porquê de se celebrar o Darwin Day e o papel de Darwin na biologia e nas ciências. Às 10h45 acontece a palestra Experimento Histórico de Charles Darwin: uma proposta de utilização da História da Ciência no ensino, com João Paulo Durbano e Tatiana Tavares Silva, da pós-graduação em Biologia Comparada da USP. Às 13h30 terá início a mesa-redonda O papel da iconização de personagens da ciência: implicações na aproximação do público com o mundo científico, com os professores Dalton Amorim (FFCLRP), Maria Isabel Landim (MZ) e Nélio Bizzo (FE). A palestra de encerramento será ministrada por Tom Wenseleers, da Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven), universidade da Bélgica, e terá como tema Evolution and its role in Science and Society (Evolução e seu papel na sociedade). O evento é gratuito e as inscrições serão feitas na hora. O local é o Anfiteatro Lucien Lison da FFCLRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto. Mais informações: www.ffclrp.usp.br/eventos/integra.php?id=1159

Revolta dos Bichos
(Um sábado qualquer...)


sábado, 2 de março de 2013

Deu Pau!

O robô Curiosity apresentou nesta semana seu primeiro grande defeito desde que foi enviado à Marte, segundo informações da agência espacial americana (Nasa). Um dos dois computadores de bordo do aparelho teve a memória corrompida e não conseguiu entrar no modo de hibernação conforme planejado, diz a agência. Assim como satélites e outros aparelhos espaciais, o Curiosity tem dois computadores de bordo, sendo um deles reserva. Chamados de "Lado A" e "Lado B" pela Nasa, eles são ligados a uma série de equipamentos duplicados. Caso um dos computadores falhe, o outro pode assumir o controle e manter as mesmas funcionalidades e operações. O computador "Lado A" do Curiosity apresentou o defeito, diz a Nasa. O robô está operando no "modo de segurança" desde quinta-feira (28/02/2012), ou seja, em estado preventivo e com o mínimo de funções ativas. Mesmo com o defeito, o Curiosity continuou se comunicando e enviando sinais à Terra, mas não foi capaz de enviar informações armazenadas nem resultados das pesquisas realizadas nos últimos dias. A equipe da Nasa espera que o robô retome totalmente suas operações nos próximos dias, quando o problema for solucionado. Experimentos científicos do Curiosity estão suspensos. A última análise feita pelo robô foi do pó coletado no interior de uma rocha marciana, informa a agência espacial americana.