domingo, 27 de novembro de 2011

1ª Fase FUVEST Nov/2011


Hoje (27/11/2011) ocorreu o exame da primeira fase do vestibular 2012 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) que ocorreu neste domingo, 27 de novembro. Os exames foram compostos por 90 questões objetivas de português, história, geografia, matemática, química, física, biologia e inglês. Na biologia temas como genética mendeliana, evolução de animais e plantas, mutações, efeito estufa, biologia celular e imunização foram abordados (para quem viu o post com as dicas-H, percebeu que acabei fazendo alguns gols). Vejam a prova e gabarito:


A divulgação dos candidatos aprovados para a segunda etapa será feita no dia 19 de dezembro. As três provas analítico-expositivas vão acontecer de 8 a 10 de janeiro de 2012. Além da Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest também seleciona alunos para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Para mais informações, acessem:

http://www.fuvest.br/vest2012/fuvest.stm
http://topicos.estadao.com.br/noticias-sobre-fuvest

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aula Dica H 2011

Dica-H para o vestibular!

Como no próximo domingo teremos o tão esperado vestibular da FUVEST, no link abaixo está a aula dica que preparei com temas que podem ser abordados na prova. Mais do que na FUVEST, esses temas podem ser abordados em qualquer vestibular nesse ano.


(1) Teorias evolutivas
(2) Origem da vida e a descoberta da bactéria com arsênio
(3) Bioenergética: fotossíntese e respiração
(4) Doenças: surto de E.coli, hepatite e câncer
(5) Biodiversidade: conceitos e valores associados
(6) Problemas ambientais e efeito estufa
(7) Reforma do código florestal: APP e reserva legal
(8) Acidente com radioatividade em Fukushima (Japão)
(9) Mutações

São 9 chutes, se conseguir fazer 1 gol já fico feliz!

sábado, 19 de novembro de 2011

Brasil sem Cigarro

Nesse mês de novembro estreiou a nova série do Dr. Drauzio Varella no programa Fantástico (Rede Globo): Brasil sem Cigarro. Para espalhar a iniciativa pelo país o Fantástico vai a 10 capitais, em parceria com o Sesc e o Inca, levando serviços de conscientização e prevenção ao tabagismo e exames médicos gratuitos: teste de dependência à nicotina, teste de capacidade respiratória, teste do monóxido de carbono, índice de massa corporal – IMC, palestras de orientação, atividades lúdicas, pressão arterial. A nova série/campanha do Dr. Drauzio Varella vai ajudar milhares de brasileiros a se livrar da dependência da nicotina.

Episódio 01 - 06/11/2011


Episódio 02 - 13/11/2011 (Dia do Brasil sem Cigarro!)


Episódio 03 - 20/11/2011


Episódio 04 - 27/11/2011


Episódio 05 - 04/12/2011


Episódio 06 - 11/12/2011


Para maiores informações acessem: http://fantastico.globo.com/platb/brasil-sem-cigarro

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fibonacci e a Biologia

Fibonacci foi um matemático italiano que viveu de 1170 a 1250. Conhecido como o Marco Polo da Matemática, ele ficou muito conhecido por ter trazido os números hindu-arábicos para o ocidente. Ele trouxe uma sequência de números que os indianos trabalhavam há mais de 500 anos já e que ficou então conhecida como sequência de Fibonacci (quem leu ou assistiu "O Código Da Vinci", sabe do que estou falando). Essa sequência se obtém somando o número com o seu anterior, começando com 0 e 1.

0+1=1. A sequência então é 0, 1, 1.
Somando-se os dois últimos, teremos:
1+1=2. A sequência então fica 0, 1, 1, 2
Novamente, somando-se os dois últimos, teremos:
1+2=3. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3
Novamente:
2+3=5. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3, 5
E assim por diante:
3+5=8. A sequência então fica 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8
Seguindo-se a lógica: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21...

Pois então, essa sequência aparentemente sem importância e apenas uma mera curiosidade na época, acabou virando a grande atração matemática no mundo da biologia porque se começou a perceber que essa sequência e a proporção entre esses números apareciam várias vezes na natureza: no desenvolvimento da concha de moluscos, das folhas de um girassol, etc. O que o filme a seguir mostra é exatamente isso:

Nature by Numbers

domingo, 13 de novembro de 2011

1ª Fase UNICAMP Nov/2011


Na disputa por uma das 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – 56.961 estudantes fizeram a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2012 neste domingo, 13 de novembro, em 22 cidades brasileiras. A abstenção foi um pouco maior que no vestibular passado: 7,39% contra 6,86% no ano anterior. Dos 61.508 inscritos no Vestibular 2012, 4.547 candidatos não compareceram para fazer o exame. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) vai divulgar o gabarito das questões na segunda-feira (14/11) e a expectativa da banca de redação na próxima quinta-feira. A prova já está disponível para consulta, bem como os índices de abstenção por cidade. A prova da primeira fase teve duas partes: a Redação, em que o candidato foi solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, e a parte de Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha, baseadas nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio. 48 pontos são atribuídos à parte de Redação e 48 pontos à parte de Conhecimentos Gerais, perfazendo o total de 96 pontos. Serão eliminados do vestibular os candidatos que obtiverem nota zero na parte de Redação ou na parte de Conhecimentos Gerais. Vejam a prova:


A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 20 de dezembro juntamente com os locais de prova da segunda fase, que acontece entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2012. As provas de habilidades específicas, para os cursos que as exigem, serão feitas entre 23 e 26 de janeiro de 2012, em Campinas. Para a segunda fase serão convocados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 550 pontos na primeira fase, em número mínimo de três e máximo de oito vezes o número de vagas do curso escolhido em primeira opção. Mais informações acessem:

domingo, 6 de novembro de 2011

1ª Fase UNESP Nov/2011


Hoje (06/11/2011) aconteceu a 1ª fase do vestibular da UNESP/2012. As questões de Biologia foram bem elaboradas e temas como evolução, bioenergética, problemas ambientais, engenharia genética e biotecnologia foram explorados os mesmos temas foram abordados no vestibular do meio de ano). Vejam a prova e o gabarito:

Desde 2010 o vestibular da Unesp é realizado em duas etapas. Os convocados para a segunda farão o teste nos dias 18 e 19 de dezembro, com 24 questões no primeiro dia, e 12 no último, quando também será feita uma redação. A lista com os convocados para a segunda etapa será divulgada no dia 2 de dezembro.  Para mais informações acessem:

http://www.vunesp.com.br/vnsp1108/

sábado, 5 de novembro de 2011

#ForçaLULA

O Câncer de Laringe

Fonte: "A maior batalha de Lula" (Revista Época)

Foi no grito que o operário Luiz Inácio Lula da Silva liderou as assembleias e as greves no ABC paulista no fim dos anos 1970 e começo dos 1980. Uma das imagens mais marcantes do período é Lula discursando para uma multidão no Estádio da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, sem microfone. Cada frase sua era repetida pelos mais próximos, depois repassada para a turma de trás, formando uma onda que levava a mensagem até as bordas mais distantes do estádio. Falando e discursando demais, Lula fundou o PT, defendeu as Diretas Já, chegou à Presidência, foi reeleito e construiu uma sucessora. No gogó, encantou plateias selecionadas até se firmar como um fenômeno de popularidade internacional. Para horror dos detratores e orgulho dos fãs, Lula não consegue ficar calado. Nos próximos meses, Luiz Inácio Lula da Silva deve falar menos. O câncer de laringe diagnosticado no dia 28 de outubro o obrigará a poupar a voz. Lula tem pela frente uma luta árdua para se manter vivo e preservar sua razão de viver. Num vídeo de agradecimento gravado na última terça-feira, pouco antes de deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Lula dá mostras da importância que atribui a sua capacidade de mobilizar as pessoas por meio da fala. “Lamento não poder dizer um ‘companheiros e companheiras’ bem forte.” Com a voz cheia de falhas, despede-se assim: “Até a primeira assembleia, o primeiro comício ou o primeiro ato público”. Lula tem consciência de que, na essência, é aí que reside seu maior talento.


A voz do ex-presidente Lula, caracteristicamente rouca, não era a mesma havia cinco semanas, quando ele fez uma palestra remunerada para o Banco Santander, em Londres. Na plateia, estava José Camargo, seu amigo e conselheiro do Instituto Lula. Segundo Camargo, a alteração no timbre de voz era perceptível. Cansado e indisposto, em decorrência de problemas estomacais, Lula fez uma opção pouco fiel a seu estilo: leu um discurso ao longo de quase 60 minutos. Não empolgou. Terminado o evento, saiu rapidamente. “Ele estava muito diferente do orador que, meses antes, arrancou aplausos em pé dos funcionários da Telefônica na mesma Londres”, diz Camargo. Um dia antes da descoberta do tumor, Lula comemorou 66 anos, com uma festa em seu apartamento, em São Bernardo. Ao cardiologista Roberto Kalil Filho, seu amigo e médico há 22, reclamou: “Estou com um pigarro na garganta há uns 40 dias. Só me dão pastilha”. Kalil disse que ele precisava ir ao Sírio-Libanês no dia seguinte. Fazia um ano e meio que Lula não passava por um check-up. Segundo Kalil, ele respondeu assim: “Não quero fazer exames. Se fizer, vão descobrir que tenho um câncer igual ao do meu irmão”. Talvez mais que intuição, a desconfiança de Lula baseava-se em probabilidade. Além da mãe, dona Lindu, Lula perdeu os tios maternos e dois irmãos para o câncer. Seu irmão mais velho, Jaime, teve um tumor na laringe semelhante ao que o acomete. Não bastasse o histórico familiar, Lula foi fumante desde a adolescência. “Ele me contou que, nas fases mais duras da vida, quando estava desempregado e morando com a mãe, não tinha dinheiro para comprar cigarro. Então, saía pegando bituca do chão, na rua mesmo, para fumar”, diz a jornalista Denise Paraná, autora da biografia Lula, o filho do Brasil. Lula abandonou sua cigarrilha apenas em janeiro de 2010, depois de uma crise de hipertensão.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aula: Mutações

Dica-H  para o Vestibular!

No link abaixo estão os slides da aula de Mutações:


Essa aula é importante esse ano devido a relação com o acidente de Fukushima no Japão (radiatividade como agente mutagênico), com câncer (Lula) e, porque não, com  o filme X-Man First Class (que conceitualmente é muito bom!). Bom estudo!