segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

EcoARK

Transformar o lixo de Taiwan em algo precioso. O pavilhão EcoARK é um ponto de referência para o futuro dos "prédios verdes" e uma espetacular peça de exposição para a Taipei International Flora Expo. Seguindo o lema "Reduzir, Reutilizar e Reciclar", o pavilhão EcoARK, com nove pisos, foi construído maioritariamente a partir de 1,5 milhão garrafas de plástico recicladas. Tem metade do peso de um edifício convencional, mas é suficientemente forte para resistir às forças da natureza, incluindo o fogo! Um grupo asiático de empresas e fabricantes dos setores de comunicação, construção, químicos e têxtil, o Far Eastern Group, resolveu por à prova a questão do reaproveitamento. Após três anos de pesquisas, planejamento e trabalho intenso, o grupo revelou ao mundo o EcoARK. Este exemplo é mais uma das infinitas possibilidades do que pode ser feito com materiais nocivos à natureza que não serão mais utilizados. O EcoARK proporcionou uma nova utilização para o plástico e retirou do ecossistema uma enorme quantidade do material, que levaria mais de 100 anos para se decompor. Criatividade e atitude que podem inclusive ser levadas a outros lugares e tocar a mente de mais pessoas. Isso porque, de acordo com a Far Eastern Group, o Eco Ark pode até mesmo ser desmontado para transporte e remontado rapidamente em outro local.


domingo, 22 de janeiro de 2012

Facebook dos Professores

O estudante de geografia da Universidade de São Paulo (USP) José Maria Rigoni Junior, de 29 anos, criou um site de relacionamento para professores. Há oito meses no ar, o Profescola tem dois principais objetivos: provocar discussões entre docentes que têm pouco – ou quase nenhum tempo – para se atualizarem e funcionar como um site de contratação. Rigoni dá aulas de geografia no cursinho pré-vestibular da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP e já atuou na rede privada de ensino em São Paulo. Para ele, o professor, muitas vezes, tem medo de se mostrar publicamente e esclarecer dúvidas. Atualmente são mais de 1.700 educadores cadastrados de todo o país. Para se participar é necessário preencher um cadastro com nome, endereço, e-mail, função, currículo e criar um login e uma senha. O site não bloqueia usuários que façam cadastro e não trabalhem com educação, porém o conteúdo é direcionado exclusivamente para este público. O site possui ainda ferramentas com avaliações de diversas disciplinas que servem para os docentes testarem o nível de conhecimento e ser um norteador da carreira. Também, por meio do Profescola, é possível divulgar eventos escolares e preparar provas.



Facebook dos Cientistas

Uma espécie de Facebook acadêmico é a aposta de cientistas e pesquisadores para trocar artigos, informações e experiências. O ResearchGate, criado em 2008 pelo médico alemão Ijad Madisch, ultrapassa 1,3 milhão de usuários em todo o mundo – 40 mil deles brasileiros. Segundo a responsável pela comunicação da rede social, Lalita Balz, o principal objetivo é oferecer a oportunidade de discutir tópicos específicos em grupos online, baixar publicações e pesquisar em sete diferentes bancos de dados ao mesmo tempo, além disso, os profissionais podem procurar empregos fora do país e se informar sobre conferências internacionais. A ideia surgiu da necessidade de conectar pessoas da mesma área de atuação – a maioria hoje é de medicina e biologia – e saber o que está sendo produzido dentro e fora do país de origem. Para entrar, não é preciso convite, e o cadastro é grátis. O usuário deve informar os dados profissionais, a produção científica e os tópicos de interesse. O ResearchGate ainda tem poucos brasileiros porque aqui usamos muito a Plataforma Lattes, que tem perfis sempre atualizados. No exterior, é uma "selva" para achar um pesquisador, e isso só é feito por meio de um site próprio ou da universidade ao qual ele está vinculado. Esta rede social para cientistas funciona como uma vitrine profissional, boa para fazer contato entre os pares. Profissionais da área biológica são os que têm participado mais ativamente das redes sociais. Hoje o debate se concentra muito sobre as áreas de saúde, biotecnologia e nanotecnologia.




sábado, 21 de janeiro de 2012

2ª Fase Unicamp Janeiro/2012



Cerca de 16 mil candidatos fizeram as provas da 2ª fase do vestibular 2012 da Unicamp. As provas foram realizadas em três dias consecutivos (15 a 17 de janeiro), em 20 cidades do país. Em disputa estão 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Este ano, o processo seletivo recebeu um número recorde de inscrições: 61.509 inscritos. A segunda fase foi constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, Verifiquem:


A primeira lista de aprovados será divulgada dia 6 de fevereiro, às 12 horas no site da Comvest e no Saguão do Ciclo Básico II, campus da Unicamp em Campinas. Mais informaçõe em:

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2ª Fase Fuvest Janeiro/2012


A 2ª fase do vestibular 2012 da Fuvest, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa ocorreu entre os dias 08 e 10 de janeiro. Essa etapa foi composta por três dias de provas dissertativas. No domingo (8), todos os convocados tiveram que fazer uma redação e responder dez questões de português. Na segunda-feira (9) foram 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Já no último dia, terça (10), os convocados deveriam responder 12 questões de duas ou três disciplinas correspondentes ao curso do candidato. Vejam as provas:
O vestibular deve selecionar 10.952 candidatos para habilitações dos 99 cursos da Universidade de São Paulo (10.852 vagas) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas). A primeira chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2012 (sábado), para matrícula nos dias 08 e 09 (quarta-feira e quinta-feira). Mais informações na página da Fuvest:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Video Mapping

Arte e Tecnologia!

Para quem não conhece, Video Mapping (ou mapeamento de vídeo) é uma complexa técnica de vídeo que permite utilizar qualquer arquitetura como uma grande tela para projeção, se encaixando perfeitamente em cada aresta, em cada janela, degrau ou onde mais o artista quiser mapear. Atualmente o recurso é muito utilizado em projetos de exposições de arte, publicidade, desfiles, eventos e festas. A partir de uma imagem projetada pode-se mapear os pontos de luz do projetor formando imagens do conteúdo do vídeo para qualquer tipo de arquitetura.

Sala São Paulo


LG Optimus (Berlin)


Cristo Redentor


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

100 aulas para a Fuvest 2012

Dica-H para o Vestibular!

A segunda fase do vestibular da Fuvest será realizada a partir do próximo domingo (08/01/2012) até terça-feira (10/01/2012). Nos três dias de provas, os estudantes terão de responder a questões dissertativas, e não mais de múltipla escolha, como na primeira fase. Para reforçar na revisão do conteúdo, o portal G1 selecionou 100 video aulas sobre temas que podem cair na prova. Cliquem no link abaixo:


E para reforçar, abaixo está a aula dica que preparei com temas da Biologia que podem ser abordados nas provas de 2ª fase:


(1) Teorias evolutivas
(2) Origem da vida e a descoberta da bactéria com arsênio
(3) Bioenergética: fotossíntese e respiração
(4) Doenças: surto de E.coli, hepatite e câncer
(5) Biodiversidade: conceitos e valores associados
(6) Problemas ambientais e efeito estufa
(7) Reforma do código florestal: APP e reserva legal
(8) Acidente com radioatividade em Fukushima (Japão)
(9) Mutações

Boa prova!

SiSU 1º/2012


Já estão no ar as informações sobre a seleção de vagas no 1º semestre de 2012 em universidades estaduais e federais (também em institutos de educação profissional) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições no SiSU poderão ser feitas de 07 a 12 de janeiro e ocorrerão exclusivamente pela internet. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes. O SiSU vai oferecer 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior para o primeiro semestre de 2012. Serão 3.327 cursos. Em comparação ao total de vagas disponibilizadas pelo Sisu no 1º semestre de 2011, a oferta cresceu 30%. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte; 12,88%, no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul. Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com o maior número de instituições participantes: 15 em cada. Para mais informações, acessem o portal do SiSU:

http://sisu.mec.gov.br/

2ª Fase Unesp Dezembro/2011


Em dezembro de 2011 aconteceram as provas de conhecimentos específicos da 2ª fase do vestibular da UNESP. Tivemos três questões de Biologia (na prova de Ciências da Natureza) envolvendo biodiversidade de ecossistemas (biomas) e problemas ambientas; transporte celular (osmose); herança cromossômica e variabilidade genética. Vejam os cadernos de questões:

Prova de Conhecimentos Específicos e Redação - Linguagens e Códigos
Prova de Conhecimentos Específicos e Redação - Ciências Humanas
Prova de Conhecimentos Específicos e Redação - Ciências da Natureza e Matemática

o oferecidas 6.629 vagas para as 156 opções de cursos disponíveis distribuídos em 29 unidades localizadas em 19 cidades de todas as regiões paulistas (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente e Tupã). O resultado final será divulgado em 27 de janeiro, no site da Vunesp e também no da Unesp: