quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bio Doodles

Já que estamos tratando dos logotipos, você acessou o Google hoje? Quem acessou, na página inicial  temos essa imagem:

189º Aniversário de Gregor Mendel

Isso é um doodle! Uma modificação do logotipo do Google. Um doodle é um tipo de esboço de algum desenho realizado quando uma pessoa está distraída ou ocupada. Doodles são desenhos simples que podem ter significado concreto de representação ou simplesmente representar formas abstratas. Muitos exemplos podem ser encontrados em cadernos escolares, muitas vezes à margem, desenhados por alunos distraídos ou desinteressados durante uma aula (Não nas minhas aulas de biologia! Rs). Geralmente doodles incluem caricuturas de professores ou colegas de escola, pessoas famosas ou personagens de desenhos animados, seres fictícios, paisagens, formas geométricas, banners com legendas e animações feitas desenhando-se uma seqüência de cenas em várias páginas de um livro ou caderno.

Doodles

Hoje, 20 de julho de 2011, estamos comemorando o 189º aniversário de Gregor Mendel e o Google resolveu fazer uma homenagem ao pai da genética com esse doodle especial e cheio de ervilhas! Como esse doodle está na primeira página da maior parte dos computadores do planeta, as pessoas resolveram se interessar pelo Mendel e estão buscando informações. Eu estou pasmo!? O blog duplicou o número de acessos (já ultrapassamos os 10000 acessos) por causa de uma postagem: Biografia de Gregor Mendel. Não é a primeira vez que o Google coloca na sua página doodles relacionados a Biologia Vejam alguns outros exemplos de bio-doodles:

Paleontologia

200º Aniversário de Charles Darwin

100º Aniversário de Jacques Cousteau

Raio-X

Dia da Terra
 
Para quem quiser conhecer mais doodles, basta acessar os sites abaixo. Inclusive o Google decidiu abrir um concurso para estudantes de 6 a 15 anos que elaboraram doodles e permitiu que seus desenhos apareçam no lugar do logo. O tema dos doodles foi O Brasil do Futuro e a aluna vencedora foi Maria Luiza Carneiro de Faria (Colégio Santo Inácio). Vejam também o doodle que ela elaborou!


 Doodle - O Brasil do Futuro (Maria Luiza)

2 comentários:

  1. Oi Leo,
    Lembrei de você hoje ao ver as ervilhas no google, hahahah!
    Fiquei feliz em ver que seu blog está um super sucesso, assim cada vez mais você consegue auxiliar os alunos a chegar à faculdade, assim como também me ajudou...
    O logo do blog também ficou ótimo, você tem bom gosto!
    Beijos, saudade das suas aulas!!!
    Nicolle.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nicolle!
    As ervilhas do Mendel revolucionaram a biologia e o número de acessos do blog. Eu estou surpreso! Quanto ao blog,o que espero é conseguir ajudar esse bando de alunos a entrar na faculdade. Bjo!

    ResponderExcluir