Dica-H para o vestibular!
A falta de informação sobre os diferentes vírus e as variadas formas de contágio foi decisiva na escolha do tema da série que o Dr. Drauzio Varella apresenta no Fantástico (Rede Globo): Hepatite, a Epidemia Ignorada. “Não há números oficiais sobre a hepatite no Brasil. Se formos muito conservadores e somarmos as hepatites B e C, chegamos a 3 milhões de pessoas. Para efeito de comparação, temos 600 mil infectados com o vírus da Aids e o tratamento é muito mais simples que o da hepatite. A diferença é que, desde o início da epidemia, os meios de comunicação se interessaram muito pela Aids. Ela envolve uma discussão moral, há um interesse jornalístico. O que não é o caso das hepatites”, explica Varella. A cada semana, o Fantástico mostrará qual é a situação da doença e dos portadores do vírus no país.
Episódio 1 - Hepatite B
Episódio 2 - Hepatite C
O médico acompanhará o caso de Ely, de 54 anos, que passa por um transplante, e mostrará o início do tratamento de Ricardo e seus efeitos colaterais. Dr. Drauzio revelará como a doença está presente no nosso dia a dia.
Episódio 3 - Hepatite D
Será apresentado o caso da hepatite delta (que somente quem tem hepatite B pode se infectar), comum em algumas regiões do mundo, como Mediterrâneo e África, e na região norte do Brasil. Foi lá, no Acre, na aldeia Yawanawá, perto da fronteira com Peru, que Varella viu de perto as dificuldades para lidar com essa doença. Uma a cada seis pessoas infectada pelo vírus B também tem hepatite delta.
Episódio 4 - Hepatite A
A mais conhecida no Brasil. Este tipo da doença representa um perigo ainda maior em regiões com pouco ou nenhum saneamento básico. Varella viajou com a equipe do programa para o sertão da Paraíba, onde acompanhou de perto os efeitos de uma epidemia de hepatite A.
Que legal vc postar sobre isso! To mobilizando uma galera pra ir no postinho comigo tomar a vacina... Vi a repostagem no fantástico e fiquei interessada, e logo pensei em me previnir.
ResponderExcluirDica-H pro vestibular. Rs
Salve Marina,
ResponderExcluirEsse tema é dica-H para o vestibular, mas vc deu uma ótima dica de saúde: PREVENÇÃO! Eu estou com minhas vacinas de hepatite em dia. Meu fígado já não é mto bom, então, melhor se previnir mesmo. Ate quinta!
Assunto essencial para o dia-a-dia de todos! Uma doença tão perigosa que infelizmente não tem a devida atenção! Precisamos mesmo conscientizar o máximo de pessoas possíveis!
ResponderExcluirÓtima iniciativa sua de ressaltar esse tema após tratado no Fantástico!!
Parabéns!