quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corinthians foi Austin Stevens!

Como todos sabem, esse é um blog que trata basicamente de Ciências e Biologia. Peço  licença a todos, mas acontece que depois de ontem (04/07/2012), depois da conquista da Copa Libertadores da América pelo Corinthians, eu fiquei pensando em como poderia usar esse espaço para expressar meu sentimento de orgulho e felicidade por ser mais um corintiano campeão. Depois de refletir muito e pensar no que gostaria de escrever aqui, lembrei do Austin Stevens, uma pessoa que pode me ajudar a tratar do Corinthians na Libertadores. Vocês conhecem Austin Stevens? Ele é um sul-africano que dedica sua vida ao estudo dos répteis. Austin foi curador de répteis em vários parques pelo mundo, onde passou por intenso treinamento prático para se tornar um qualificado herpetólogo. Em um esforço para gerar fundos e o interesse público na situação dos gorilas africanos, Austin estabeleceu um novo recorde, passando de 107 dias e noites em uma gaiola com 36 das mais venenosas cobras da África. No dia 96, ele foi mordido por uma cobra, mas para espanto de muitas pessoas ele se recusou a sair da gaiola, foi tratado ali mesmo e completou os 107 dias que permitiram a sua entrada no Guinness Book. A partir desta experiência, Austin publicou um livro intitulado Cobras na Minha Cama. Na Namíbia, se envolveu em fotografia da vida selvagem e cinema e hoje em dia, a carreira de Austin em herpetologia inclui a apresentação de uma série de programas de televisão sobre répteis e outros animais selvagens. O principal programa é  Austin Stevens: Snakemaster (Austin Stevens: Most Dangerous) no Animal PlanetNo programa Austin se infiltra nos lugares mais selvagens do planeta em busca de um encontro com as cobras mais perigosas do planeta.

Austin Stevens

Qual a relação então entre Austin Stevens e o Corinthians? O Corinthians foi o próprio Austin Stevens nessa Libertadores: se preparando durante anos, se infiltrando em terreno desconhecido (nunca tinha chegado a uma final da competição) e encontrando nesse percurso "cobras" das mais perigosas. Nas quartas-de-final enfrentou uma das cobras mais venenosas da América do Sul: a Urutu Cruzeiro (Vasco da Gama). Com uma cruz (de malta) característica na cabeça a Bothrops alternus, conhecida vulgarmente como urutu, urutu-cruzeiro, cruzeiro ou cruzeira, é um réptil ofídio da família Viviparidae, a mesma da jararaca, cascavel e surucucu, que ocorre no centro-oeste e sul do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina. É classificada na série solenóglifa quanto ao tipo de dentição, por ter as presas inoculadoras varadas por canais para a condução do veneno produzido em glândulas. Ágil nos botes e muito venenosa, a urutu chama a atenção pelo padrão que lhe adorna a pele: manchas em forma de ferradura dispõem-se em sequência sob o fundo castanho-escuro do dorso, enquanto a parte inferior de seu corpo é esbranquiçada ou creme. A urutu Vasco da Gama deu trabalho para Austin. Ele passou quase 180 minutos sem conseguir dominá-la, quase foi picado por um bote do Diego Souza, mas estava protegido por uma espécie de polaina/perneira chamada Cássio.

Urutu Cruzeiro (Vasco da Gama)

Na semi-final Austin enfrentou a cobra mais venenosa do Brasil: a Coral Verdadeira (Santos)A Micrurus corallinus são serpentes de pequeno porte, facilmente reconhecidas por seu colorido vivo (cabelo do Neymar). As corais, além de serem muito visíveis devido às suas cores, não apresentam o comportamento de ataque como, por exemplo, das cascavéis. As presas das corais são pequenas e podem estar localizadas na porção anterior da mandíbula, portanto elas não picam, mas mordem a caça para inocular a peçonha. Possuem um veneno de baixo peso molecular que se espalha pelo organismo da vítima de forma muito rápida. A coral necessita ficar "grudada" para inocular o veneno pelas pequenas presas. A cobra-coral é tão peçonhenta quanto uma naja e seu veneno é neurotóxico, ou seja, atinge o sistema nervoso, causando dormência na área da picada, problemas respiratórios (sobretudo no diafragma) e caimento das pálpebras, podendo levar uma pessoa adulta a óbito em poucas horas. O tratamento é feito com o soro antielapídico intravenoso. Os acidentes ocorrem com pessoas que não tomam as devidas precauções ao transitar pelos locais que possuem essas serpentes. Ao se sentir acuada ou ser atacada, a cobra-coral rapidamente contra-ataca, por isso recomenda-se o uso de botas de borracha cano alto, calça comprida e luvas de couro, bem como evitar colocar a mão em buracos, fendas, etc. A pessoa acidentada deve ser levada imediatamente ao médico ou posto de saúde, procurando-se, se possível, capturar a cobra ainda viva. Deve-se evitar que a pessoa se locomova ou faça esforços, para que o veneno não se espalhe mais rápido no corpo. Deve-se também evitar técnicas como abrir a ferida para retirar o veneno, chupar o sangue, isolar a área atingida, fazer torniquetes, etc., sendo o soro a melhor opção. Pois bem, com todas essas informações Austin teve que enfrentar essa perigosa serpente. Inicialmente, num golpe de agilidade e habilidade (golaço do Sheik) ele conseguiu capturá-la dentro da sua própria toca, imobilizando-a, não deixando ela escapar e dar os seus perigosos botes. Tirou todo o veneno que era necessário, produziu os anticorpos do soro específico e a levou para casa. Em casa, Austin se descuidou e levou um bote que foi certeiro no primeiro tempo. Por sorte o soro estava pronto e em mãos. O sistema nervoso não chegou a ser prejudicado (sinal de maturidade) e com a injeção de anticorpos anti-Danilo tudo foi resolvido e Austin conseguiu escapar de mais essa!

Coral Verdadeira (Santos)

No grande desfecho, no final dessa aventura Austin enfrenta a cobra mais temida da América do Sul: a Sucuri (Boca Júniors). A sucuri ou anaconda é uma cobra da família Boidae e pertencente ao género Eunectes. Pode parecer meio lenta (falso-lenta) quando se alimenta, mas tem a fama de ser uma cobra enorme e perigosa. A sucuri pode viver até 30 anos (tem história), e é a segunda maior serpente do mundo (tem muitos títulos), perdendo apenas para a píton-reticulada (deve ser o Milan). A maior sucuri da qual se tem registro por fonte confiável, foi a encontrada no início do século XX, pelo marechal Cândido Rondon, que media 11 metros e 60 centímetros. Quanto aos ataques, existem alguns registros de vítimas fatais humanas, por exemplo, o famoso caso de um índio de 12 anos que foi devorado na década de 1980 por uma sucuri de grande porte, bem como alguns adultos nativos que estavam embriagados a beira do rio, e foram sufocados ou afogados antes de serem devorados. Estes casos foram fotografados e hoje as imagens são vendidas como suvenir na rodoviária de Ji-Paraná. A grande diferença da sucuri em relação as outras cobras que citei acima é que a sucuri não é peçonhenta, ou seja, ela não mata com botes rápidos usando veneno. Para caçar, ela espera nas margens dos rios e quando a caça se aproxima para beber água, ela ataca no pescoço. Depois abraça a presa e aperta, matando por constrição ou afogada dentro do rio. Austin teve que encarar esse perigo. Essa cobra já tinha matado outros times brasileiros em anos anteriores. Não se acovardou, pulou dentro da água e lutou contra essa cobra no seu habitat preferido (La Bombonera). Brigou, foi para debaixo d'água, sofreu, apanhou. Dentro da água ela foi mais apta e agrediu (em alguns momentos deslealmente). Mas Austin, quase perdendo as forças, teve a coragem de tentar um último golpe, pegou a cobra pelo braço e a jogou em terreno seco (mais um gol memorável: Romarinho). Em terreno seco (Pacaembu), Austin é melhor adaptado e conseguiu controlar a perigosa e agressiva sucuri. Com inteligência e organização conseguiu aplicar um Sheik-Mate final nessa serpente de Boca grande.

Austin Stevens x Sucuri (Corinthians x Boca)

Corinthians foi Austin Stevens na Libertadores! Se preparou, se embrenhou em ambientes selvagens, foi inteligente, ficou 100 dias (14 partidas) no meio de serpentes, lutou contra grandes predadores usando as suas armas e conquistou um título invicto e inédito! Foi uma grande aventura. Agora sim, nós temos Libertadores. Parabéns a todos os corintianos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário