quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

SiSU 1º/2013

O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta quinta-feira (27/12/2012), a consulta das 129.279 vagas nos 3.751 cursos das 101 instituições de ensino superior cadastradas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2013). As inscrições estarão abertas entre 7 e 11 de janeiro. Podem participar apenas candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtido nota superior a zero na redação. As notas das provas devem ser divulgadas nesta sexta-feira (28/12/2012). O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar, em ordem de preferência, as suas escolhas em instituição, local de oferta, curso e turno. No ato da inscrição, o candidato também deve informar a modalidade de concorrência, podendo optar pelas vagas reservadas em decorrência da Lei de Cotas ou demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas por cada instituição, bem como as vagas destinadas à ampla concorrência. Não haverá cobrança de taxas para a participação no processo seletivo e, durante o período de inscrição, o estudante poderá alterar as suas opções ou efetuar o seu cancelamento. Para auxiliar os candidatos, o SiSU disponibilizará a nota de corte para cada instituição, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas. O processo seletivo do SiSU referente à primeira edição de 2013 será constituído por duas chamadas sucessivas. A primeira será em 14 de janeiro, e a segunda, em 28 de janeiro. As matrículas nas instituições participantes serão nos dias 18, 21 e 22 de janeiro, para primeira chamada, e 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013, para a segunda. Já o lançamento da ocupação das vagas no SiSU pelas instituições participantes será de 18 a 25 de janeiro, para a primeira chamada, e de 1º a 8 de fevereiro, para a segunda. O candidato que desejar participar da lista de espera pelas vagas não ocupadas nas duas primeiras chamadas deverá manifestar seu interesse por meio do site, entre 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Neste caso, somente poderão ser escolhidas vagas para o curso correspondente à sua primeira opção. Para mais informações acessem i site do SiSU:


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Férias!

Passei as últimas semana terminando meus últimos compromissos profissionais de 2012. Gostaria de parabenizar aos alunos que se formaram, aos que já garantiram a vaga na faculdade, aos cursistas que concluíram o Redefor! Agora, vou aproveitar para descansar um pouco e voltar em janeiro para correr um pouco mais com o meu doutorado. Nesse período de férias o ritmo do blog vai ser mais lento, mas vou postar as provas de 2ª fase da UNESP (que já rolaram), FUVEST e UNICAMP. Se aparecer mais alguma coisa interessante e importante, eu posto também! Queria agradecer a todos que visitaram a acompanharam o blog nesse ano. Aproveito também para desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde e conquistas pessoais. Com "dias bons ou dias ruins". O importante é saber viver um dia de cada vez.


Kaiser Chiefs - Good Days Bad Days



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Epidemia Corinthiana

Uma epidemia toma conta de Japão nesta semana. Já presente no Brasil de longa data, ela parece estar se espalhando pelo mundo em proporções gigantescas. Poderia ser roteiro de ficção científica, mas trata-se da nova estratégia de comunicação do Corinthians, que aproveita sua ida ao Mundial de Clubes da Fifa para reforçar a força de sua torcida e o teor “contagiante” que o clube gera. A comunicação tem início com um filme que mostra cientistas japoneses gravando um vídeo da descoberta do vírus “Locopositivo”, notícia que vira manchete de jornal no país. Mesclando cenas da proliferação ao redor do globo com a da torcida e de elementos alusivos ao clube, o comercial traz narração que destaca: “Somos uma doença. 30 milhões de infectados. Epidemia corinthiana. A peste negra e branca. Um bando de loucos sem cura. Somos corinthianos, maluco. E uma vez ‘Locopositivo’, já era. Agora só nos resta conviver com a doença. Um antídoto? Preferimos a morte!”. O vídeo convida o público a acessar o site, que, conectado com o Facebook, capta a localização do usuário e auxilia na montagem de um mapa de “infectados”. Vejam:


Contra esse vírus não há vacina!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Vislumbrando o Teletransporte

O teletransporte quântico é uma técnica que transfere entre localizações distantes os estados quânticos de objetos. A técnica já foi realizada com fótons individuais, entre fóton e matéria e entre íons individuais. Agora, pesquisadores da China e da Alemanha afirmam ter conseguido pela primeira vez fazer o teletransporte quântico entre objetos macroscópicos - o que pode ajudar no desenvolvimento dos computadores quânticos. As informações são do site Phys.org. Os cientistas usaram dois pedaços de rubídio com cerca de 1 mm de raio (aproximadamente 100 milhões de átomo de rubídio cada) distantes 50 cm um do outro. O objetivo eram transmitir uma excitação quântica (ou o que os físicos chamam de "estado de onda de spin") de um grupo para outro. Para isso, eles mapearam esse estado. Depois, eles usaram dois fótons para teletransportar a mudança de estado, o que deu certo em 88% das tentativas. Os grupos de átomos funcionam como memórias quânticas devido a sua habilidade de armazenar qubits (os bits dos computadores quânticos) fotônicos. Esses objetos, afirmam os cientistas, são melhores que os fótons - que estão em constante movimento - e os íons - que tem menor chance de sucesso no teletransporte. O problema agora é aumentar a duração do armazenamento de informação - que dura, no máximo, 129 microsegundos. "É a primeira teletransportação quântica envolvendo objetos macroscópicos. Esse tipo de teletransportação de objetos complexos é obviamente um sonho distante, especialmente para os fãs de Star Trek. No nosso experimento, mesmo que cerca de 100 milhões de átomos estejam envolvidos, que a informação quântica teletransportada é a excitação coletiva dos quantuns - que é apenas um qubit sozinho", afirma o cientista Chao-Yang Lu, do Laboratório Nacional de Ciências Físicas de Heifei, na China.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Imagem do DNA

Cientistas conseguiram, pela primeira vez, fazer uma imagem direta de uma dupla hélice de DNA, onde estão codificadas as informações genéticas dos seres vivos, segundo noticia o site da revista britânica New Scientist. A imagem vai permitir que se estude melhor a forma como proteínas, RNA e outras biomoléculas interagem com o DNA, informa a publicação. A dupla hélice foi detectada pela primeira vez pela dupla James Watson e Francis Crick, na década de 1950, mas, na época, eles usaram uma técnica chamada cristalografia de raios-X. Esta consiste em formar uma imagem a partir de raios-X lançados sobre a molécula e por ela desviados. O entendimento dessa figura depende de complexos cálculos matemáticos. Desta vez, a equipe liderada pelo pesquisador Enzo di Fabrizio, da Universidade de Gênova, na Itália, conseguiu fazer uma imagem direta do DNA, em que a dupla hélice (o emaranhado em forma de espiral do material genético) é mais claramente visível. O resultado foi obtido usando um microscópio de elétrons. O trabalho dos italianos foi publicado na revista Nanoletters. Vejam a imagem: