terça-feira, 27 de março de 2012

Olho da África

Imagem registrada pelo astronauta holandês André Kuipers, que está na Estação Espacial Internacional, mostra uma enorme formação geológica localizada no meio do deserto do Saara, na Mauritânia, na África. Os tons avermelhados são característicos da Estrutura de Richat, também apelidada de Olho da África. Com cerca de 50 quilômetros de diâmetro, esta estrutura só pode ser totalmente visualizada do espaço. A imagem foi feita no dia 7 de março deste ano, segundo a Agência Espacial Europeia.

sábado, 24 de março de 2012

Enciclopédia da Vida

A equipe responsável pela Enciclopédia da Vida (EOL), um projeto de catalogação de espécies com 940 mil páginas disponíveis na Internet, será premiada no próximo dia 28 de março pela Sociedade Geográfica Espanhola em Madri. O diretor da EOL, Erik Mata, afirmou à Agência Efe que a premiação deste "ambicioso projeto" ajudará os cientistas de todo o mundo a participar e motivar suas respectivas instituições para colaborarem com o projeto. Coordenado pela secretaria do Instituto Smithsonian em Washington, a pesquisa, que contou com mais de 200 centros de pesquisa e cientistas de todo o mundo, espera apresentar mais 1,9 milhões de itens catalogados em seu site, um para cada espécie conhecida pela ciência. Por enquanto, a pesquisa conta com mais de 700 mil páginas e mais de um milhão de imagens e vídeos em diferentes idiomas, todas validadas por cientistas. A Sociedade Geográfica Espanhola assinala na concessão do prêmio que esta enciclopédia "é um exemplo de colaboração da comunidade científica internacional" apresentada em vários idiomas, como inglês, espanhol e árabe. Além do prêmio, a EOL também deverá contar com a colaboração do Real Jardim Botânico de Madri e da Universidade de Granada, que devem fornecer algumas de suas bases de dados digitalizados. Desta maneira, a enciclopédia aumenta sua dimensão de conteúdo todos os dias e também caminha para novas direções, como a ideia de se tornar um aplicativo gratuito. Este projeto seria elaborado em parceria com a iNaturalist para facilitar o acesso dessa experiência de "ciência cidadã". A enciclopédia, que conta com mais de 900 mil páginas, também conta com o respaldo da chamada Biblioteca da Biodiversidade, que conta com 35 milhões de documentos digitalizados, entre eles os 330 volumes da biblioteca de Charles Darwin. Acessem:


Mormyrops nigricans

Convoluta convoluta

Chironomus tepperi

Aglantha digitale

sexta-feira, 23 de março de 2012

Titanoboa

Uma réplica em tamanho real da maior serpente do mundo, a Titanoboa, invadiu nesta sexta-feira com seus mais de 14,5 m de comprimento a emblemática estação Grand Central de Nova York, onde passageiros e curiosos podem se aproximar de um réptil que viveu na Colômbia há 65 milhões de anos. A enorme reprodução está sendo exibida pela primeira vez na cidade para promover a exposição que o Museu de História Natural do Smithsonian de Washington receberá sobre esta serpente pré-histórica a partir do dia 30 de março. Os passageiros da estação de trens, pela qual passam diariamente mais de 600 mil pessoas, se permitiam hoje fazer uma parada na sala Vanderbilt, onde vive momentaneamente a réplica de um predador que podia inclusive devorar um crocodilo. De fato, a detalhada reprodução, que viajará outra vez a Washington nesta noite, mostra o réptil engolindo um crocodilo, do qual só é possível ver as patas traseiras e a cauda saindo da gigantesca boca da serpente. Batizada Titanoboa cerrejonensis por seu tamanho e pela mina de carvão colombiana de Cerrejón onde foi encontrada em 2005, a gigantesca criatura pesava 1,25 t quando habitava a terra durante o período Paleoceno. Como a dimensão das serpentes e de outros animais de sangue frio depende da temperatura de seu habitat, os cientistas que analisaram os fósseis da Titanoboa determinaram que o réptil necessitava uma temperatura média anual de entre 30 e 34 graus centígrados para sobreviver.
 

quarta-feira, 21 de março de 2012

História e Filosofia da Biologia

No próximo mês de agosto a ABFHiB (Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia) promoverá seu encontro anual, destinado à apresentação e discussão de pesquisas sobre história e filosofia da biologia, bem como suas interfaces epistêmicas. Esse ano o encontro ocorrerá na USP/Ribeirão Preto. Mais informações em:



"Philander, Orientalis, fêmea, com seu filhote no ventre". Imagem da obra "Locupletissimi rerum naturalium thesauri accurata descriptio", volume 1, prancha XXXVIII, 1734, de Albertus Seba (1665-1736).

terça-feira, 13 de março de 2012

Visite a "bela" Rio Preto

Em São José do Rio Preto-SP, no último sábado (10/03/2012) presenciei algo que sempre ví pela TV, mas que nunca tinha visto ao vivo! Eu pulei da cama no meio da manhã e preparei minhas coisas para ir viajar pois tinha o casamento de um primo em Colina-SP. Passei no shopping para comprar um presente e resolvi almoçar antes de seguir viagem. Como o shopping estava lotado e não tinha mesa disponível na praça de alimentação (em Rio Preto os shoppings também são um "problema"), resolvi ir almoçar no Mc Donald's da avenida Alberto Andaló. Para quem não conhece a cidade, essa é a avenida da entrada principal (para quem chega de São Paulo via rodovia Washington Luiz), um dos cartões postais da cidade! Pois bem, a manhã toda foi chuvosa, mas na hora que estava sentado e almoçando a chuva caiu de verdade. Como diz a minha filha "o menino João Pedro (São Pedro) estava bravo" e em questão de minutos a avenida estava totalmente tomada pela água e pela correnteza cheia de sujeira, lixo, galhos, bactérias de todos os tipos, protozoários, larvas de vermes, etc. Aqui é melhor ver do que ler a minha descrição. Então, vejam o que registrei:

Foto

Vídeo

Fiquei ilhado e irado! Essa é a cidade aonde vivo, gosto daqui, mas até quando vamos ter que conviver com esse tipo de problema!? Falta planejamento, falta respeito com os cidadãos (aqueles que pagam seus impostos todos os anos), falta vontade política!

Mas talvez a melhor explicação para tudo isso seja a seguinte: nunca vou ao Mc Donald's, quando resolvo ir, chove! Numa dessas, me sinto o próprio Ronald Mc Donald's, um verdadeiro palhaço!

sexta-feira, 9 de março de 2012

O que sobrou do Titanic

Uma equipe de pesquisadores mapeou pela primeira vez os destroços do Titanic. Os restos do luxuoso navio que naufragou no Atlântico Norte há quase cem anos ocupam uma área com cinco quilômetros de largura e oito de comprimento no fundo do mar. O estudo deve explicar melhor o que exatamente aconteceu no acidente que matou mais de 1,5 mil pessoas em 15 de abril de 1912. Os cientistas já descobriram, por exemplo, que a popa do navio girou como uma hélice, em vez de afundar reta como acontece no filme de James Cameron. A expedição aconteceu em 2010 e só agora terminou o mapeamento, feito com imagens de sonar e mais de 100 mil fotos tiradas por robôs submarinos. Desde 1985, quando o navio foi localizado no fundo do mar, pesquisadores tentam fazer o mapeamento, mas nenhum tinha sido tão completo quanto o atual. Para Parks Stephenson, especialista na história do Titanic, se orientar pelos mapas disponíveis antes era como tentar se orientar em um quarto escuro com uma lanterna fraca. “Com o mapa de sonar, é como se as luzes se acendessem, e você pode ir de sala em sala com uma lupa para fazer os registros”, afirmou. Vejam o resultado:


sábado, 3 de março de 2012

Rio+20


Mais do que discutir os rumos do desenvolvimento sustentável no mundo para os próximos anos, a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro, quer deixar um legado para o Brasil na área social e ambiental, fazendo com que as questões levantadas tornem-se parte do dia a dia da população. Manter-se informado sobre esse evento é bom para quem pretende fazer vestibular esse ano. Para qualquer cidadão consciente de seu papel na sociedade é fundamental, além de receber informação, desenvolver atitudes que possam contribuir com a discussão sobre a sustentabilidade e com tudo que esta envolvido a essa temática. A participação da sociedade é fundamental nessa discussão! Abaixo algumas fontes de informação sobre a Rio+20:


Sustentabilidade é Dica-H para o Vestibular!