terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que é o AVC?

O acidente vascular cerebral (AVC) é um problema que afetou quase 85 mil pessoas no Brasil somente no 1º semestre de 2011, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é a maior causa para internações e morte no Brasil, segundo a Academia Brasileira de Neurologia. O AVC acontece quando uma área do cérebro deixa de exercer as suas tarefas corretamente por conta de uma alteração no recebimento de sangue. Quando existe um entupimento nos vasos do cérebro (AVC isquêmico), uma parte do órgão pode deixar de receber sangue e a falta de nutrientes nesse local leva à morte das células. Esse tipo de AVC responde por 80% dos casos. Quando existe um vazamento de sangue causado por um rompimento em um dos vasos do cérebro (AVC hemorrágico), a hemorragia pode acontecer tanto em uma região profunda/central do cérebro ou na periferia. Este tipo de vazamento representa apenas um quinto dos casos de AVC em geral e a maioria deles acontece na região mais interna do cérebro. Quando ocorrem na periferia do órgão (subaracnoide), 80% são causados por aneurismas (uma dilatação exagerada das paredes da artéria, o vaso sanguíneo que leva sangue rico em oxigênio às extremidades do corpo). Com o sangue derramando ao redor da área do vazamento, a pressão dentro do crânio aumenta. Com isso, células do cérebro podem morrer e o coração começa a ter dificuldade para enviar sangue com oxigênio para o local. O sangue que vaza forma imediatamente um hematoma. O coágulo formado fora do vaso é uma defesa do corpo para conter o vazamento. As hemorragias na região temporal (lateral) do cérebro são mais preocupantes quando ocorrem no lado esquerdo, já que existem chances de sequelas na fala e na compreensão. Caso ocorra no lado direito, pode ocorrer alteração na visão. Quem sofre um AVC costuma se queixar de dores de cabeça fortes, que chegam de repente. Muitas vezes um dos lados do corpo da pessoa pode ficar paralisado – é comum notar como a boca entorta ou como braços e pernas ficam fracos. Às vezes, o paciente também pode relatar perda de visão ou dificuldade para enxergar. A partir dos primeiros sintomas, a ajuda médica deve ser buscada imediatamente. Se o atendimento for rápido, o indivíduo pode ter uma recuperação rápida, até mesmo sem sequelas.


Abaixo uma reportagem que relata o processo de desenvolvimento de um AVC a partir do caso do técnico Ricardo Gomes (Vasco da Gama):


Essa é uma postagem que não gostaria de fazer por tudo que eu e minha família passamos nesses últimos meses, mas como está na mídia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário